“É um resultado extraordinário, que comprova a credibilidade da ABCZ e a consagração da ExpoZebu. Tivemos um retorno extremamente positivo de todos que investiram, o que faz crescer ainda mais a confiabilidade do mercado em nossos próximos eventos”.
Assim, bastante satisfeito, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, comemorou o sucesso absoluto da 87ª ExpoZebu, encerrada dia 8 deste mês, em Uberaba (MG), e que bateu vários recordes, entre eles os de faturamento, de público presente no Parque Fernando Costa e de número de animais nas pistas de julgamento.
“Uma ExpoZebu histórica. Após dois anos sem edição presencial, a atual superou todas as expectativas e movimentou mais de R$350 milhões” ressalta Rivaldo.
Só de leilões foram mais de R$105 milhões, o que representa 70% a mais do que o volume faturado no ano passado e o dobro do registrado pela última exposição presencial em 2019, segundo a ABCZ. E sem somar ainda o resultado dos 10 shoppings de animais da grade oficial, cujos dados serão ainda divulgados.
E mais sobre a ExpoZebu!
Portões reabertos ao público, a quantidade de visitantes disparou e a ExpoZebu recebeu o número impressionante de mais de 430 mil pessoas, ou 48% acima do que a última edição presencial em 2019.
Eu lembro o leitor que a pandemia do coronavírus, iniciada em 2020, impediu a realização da ExpoZebu com a presença de público. Foi tudo virtual.
Neste ano de 2022 eu não pude estar presente na maior feira zebuína de todo o mundo. Recebi informações, porém, de que o clima entre os participantes era de alegria, muita alegria. É que o contato entre as pessoas é fundamental, seja nos leilões ou visitando o gado exposto. Há muita troca de informações.
O total de 2.200 animais passou pelo Parque Fernando Costa. A quantidade é cerca de 15% maior na comparação com a última edição presencial da feira.
Querem mais?: Da ExpoZebu 2022 saiu a vaca mais valorizada da história da pecuária. Ela é Viatina, matriz da raça Nelore, que teve 50% de sua propriedade vendida por quase quatro milhões de reais. Assim, a recordista de preço vale perto de oito milhões de reais.
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil