O primeiro trajeto da Rota Pantaneira foi no ano passado. Seus animados participantes percorreram no final de março deste ano o Pantanal de Porto Murtinho visitando a pousada Fecho dos Morros, localizada numa ilha do Rio Paraguai, distante 60 km da cidade, além do restaurante Tembi’u He e o barco-hotel pesqueiro San Gabriel.
A gastronomia e a beleza do Pantanal mágico são, entre outros atrativos, os destaques da viagem. O roteiro é elaborado pelo conhecido chef Paulo Machado em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor da UFRJ Moacir Sobral.
“Estamos buscando mostrar com essa segunda edição todo o potente cenário pantaneiro ligado ao universo das águas. Restaurantes beira-rio, barco hotéis, pousadas, pesqueiros, as cidades que nascem às margens do Rio Paraguai, como Porto Murtinho e Corumbá. Eles serão o alvo desta segunda edição da Rota Gastronômica que traz de forma pioneira a gastronomia local como motriz para o turismo”, enfatizou o chef.
Destaques nesta rota foram a moqueca de pintado com banana e aipim e o Jaú à San Gabriel preparado na brasa. Na avaliação de Paulo Machado, a iniciativa dará ainda mais visibilidade para o turismo na região.
E tem mais: desta vez, a edição Águas da Rota, que é apoiada pelo Sebrae/MS, percorrerá 10 empreendimentos em Porto Murtinho e Corumbá.
No total, participam desta edição 10 empreendimentos: três deles já visitados em Porto Murtinho, e os demais em Corumbá.
É justamente em Corumbá, que, entre os dias 8 e 17 de abril, o grupo percorrerá os barco-hotéis Kayamã, Peralta, Almirante e Bruno Pesca, além das Pousadas Corumbá e Sonetur, e o Restaurante Migueis.
Entre os sabores, coxinha de jacaré, sashimi de piranha, quibe de barbado e cestinha de peixe frito.
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil