Search
Close this search box.

Giro da Pecuária

com Sebastião Nascimento

Expoinel começa a fechar a agitada e rentável temporada de exposições

Além do Nelore e do Nelore Mocho, a feira, em Uberaba, destaca outra raça zebuína que cresce muito no país, a Brahman
Compartilhe no WhatsApp
Expoinel começa a fechar a agitada e rentável temporada de exposições

Está entrando na reta final a agenda de exposições neste ano. Elas voltaram a ser presenciais e todas apresentaram muito movimento de criadores e os negócios em leilões foram considerados “excelentes” pelos seus organizadores.

E Uberaba, no Triângulo Mineiro, está sediando desde ontem, dia 10, a 51ª Expoinel, principal exposição de Nelore e Nelore Mocho do país, que é promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A feira termina dia 16, no Parque Fernando Costa.

“É um belíssimo evento de encerramento do ranking Nelore e Nelore Mocho 2021/2022. A Expoinel é marcada por coroar um ano de trabalho de muitos criadores. Este ano, poderemos voltar a ter um maior público presente, sem as restrições impostas pela pandemia que enfrentamos. Isso nos traz boas expectativas”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Importante: outras raças zebuínas promovem suas exposições nacionais em conjunto. Como a raça Brahman, cuja 18ª Nacional reúne 185 animais para os julgamentos. Seus organizadores prometem também muito churrasco e leilões.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil,  Gustavo Rodrigues, o evento oferece oportunidade de mostrar ao mercado a evolução do Brahman brasileiro.

“O criador está cada vez mais preocupado com análise de desempenho, melhoramento genético, em utilizar ferramentas como ultrassonografia de carcaça, eficiência alimentar, mas sem esquecer da avaliação fenotípica. E a pista de julgamento tem unido bem esses dois pontos, especialmente no caso do Brahman, que, além do julgamento tradicional conta com uma competição voltada para animais de campo”, destaca Rodrigues.

Quem comandará as disputas nas duas modalidades será o jurado internacional, PJ Pudler, quinta geração de uma família de criadores no Sul da África e que atualmente reside no Texas. Ele foi o idealizador do concurso anual Champions Of The World Competitions, nos Estados Unidos e é  considerado um grande conhecedor da raça Brahman no mundo.

O julgamento do Brahman a campo será no dia 13 de outubro. Já o julgamento de pista ocorrerá no dia 14, com o Grande Campeonato no dia 15 de outubro.

Legenda da foto em destaque: Expobrahman sera em Uberaba
Crédito da foto: Divulgação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

ARTIGOS

EM DESTAQUE

Relacionadas

Veja também

A Rota Gastronômica Pantaneira começou a fazer seu segundo trajeto
Recebi agora a notícia da assessoria da Deale, indústria de laticínios do Rio Grande do Sul, cuja matriz fica na cidade de Almirante Tamandaré do Sul.
O total embarcado atingiu US$ 12,65 bilhões, ou 51,2% superior quando comparado aos US$ 8,36 bilhões de novembro de 2021
Gabriel Garcia Cid foi eleito quarta-feira, dia 30, em eleição realizada em Uberaba(MG), sede da entidade.