O Agroleite 2022, realizado entre os dias 16 e 20 de agosto, em Castro (PR), foi de tirar o fôlego e repetir os excelentes resultados dos grandes eventos da pecuária neste ano. As 200 empresas expositoras efetivaram operações que totalizaram R$ 149 milhões e, segundo os organizadores, a Agroleite superou todas as expectativas. “Foi uma edição histórica.”
Toda a cadeia produtiva do leite esteve presente. O gerente distrital da Sicoob Sul, instituição financeira cooperativa, Everton Carlos Zarpellon, informa que a agência protocolou mais de R$ 72 milhões em operações de crédito, superior ao dobro da meta esperada. “Criamos uma linha específica com taxa de juros reduzida para financiamentos de bens, equipamentos, animais, energia fotovoltaica. Tudo o que é apresentado na feira é abrangido por essa linha de crédito&rdqu o;, diz.
Chuva e frio constante não atrapalharam a movimentação. Atrativos diversos da programação levaram mais de 120 mil pessoas para a Cidade do Leite, recinto de exposições da Cooperativa Castrolanda. O público igualmente foi recorde.
Foram registrados visitantes de vários estados brasileiros como São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Goiás, e de países como Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai. Os expositores ficaram satisfeitos com a quantidade de público transitando pelas avenidas da Cidade do Leite.
O Agroleite é promovido anualmente pela Cooperativa Castrolanda e conta com vários painéis e fóruns para promoção do conhecimento. Dá foco também na apresentação das novidades que chegam para o uso dos pecuaristas nas suas fazendas.
Importante a observação do presidente da Castrolanda, Willen Bouwman. “Percebemos que a cadeia do leite estava com os holofotes virados para o Agroleite e para Castro durante a semana do evento. A Castrolanda é a organizadora, mas o Agroleite é de todos os parceiros que estão conosco para fazer acontecer uma exposição cada vez mais bonita”, enfatiza.
Diante do crescimento do Agroleite, Willen adianta que a cooperativa está projetando a ampliação da Cidade do Leite já para o próximo ano.
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil