A história da humanidade e o desenvolvimento do homem dizem muito sobre os dias atuais, um assunto bem conhecido desde os primórdios da humanidade é o hábito alimentar e comportamento humano.
Os homens viviam em pequenas comunidades e se alimentavam de caça, saiam para caçar e as mulheres cuidando da prole em local mais abrigado e muitas vezes cavernas. Claro que essa caça eram animais encontrados nos arredores de sua morada e eram aves, mamíferos e outros animais, esse hábito fez o desenvolvimento social também, a caça em grupo era muito mais produtiva.
Essa alimentação por si só nutria o grupo com base em proteína, gordura, minerais e outros nutrientes essenciais à nossa saúde. Uma vida saudável como podem ver, inclusive foi a inspiração para a dieta da proteína onde só se come proteínas e gorduras como forma de perder peso. Claro que a saúde dos homens à época também contava com os constantes exercícios no processo da caça.
Animais na alimentação humana existem desde o princípio e sempre foi uma alimentação saudável e que trazia o conjunto de aminoácidos essenciais à formação dos tecidos nervosos, desenvolvimento muscular principalmente. Hoje em dia nas academias se utilizam compostos alimentares a base de proteínas como forma de repor ou complementar a alimentação ajudando na formação de músculos, algo tão almejado nas academias.
Prova disso está em nossa boca, a formação dos dentes se adaptou ao hábito alimentar, os felinos também carnívoros por excelência tem dentes caninos desenvolvidos, em menor proporção o homem também os tem, inclusive com dentes molares e pré-molares próprios à mastigação (maceração), a dentição dianteira junto com os caninos próprios para cortar a carne, os que tinham essa conformação dentária sobreviviam face aos que não tinham.
Na evolução, o homem descobriu a agricultura, mesmo rudimentar já colhia grãos e logo entrou para a alimentação juntamente com a carne, aí apareceram mais fortemente os carboidratos e junto com eles a obesidade. Rosemberg, um importante arqueólogo americano, descobriu que em pequenas aldeias a mais de 10.000 anos atrás tinham como principal fonte de alimento a carne suína. O curioso é que nos dias atuais no mundo inteiro a carne suína é a mais consumida.
Tudo isso foram fatos históricos e não se questiona, pergunto: É natural uma alimentação feita apenas com vegetais? Como fica a proteína que tanto precisamos na dieta? Ok, pode vir da soja, mas o perfil de aminoácidos (proteína é formada por aminoácidos) não é adequado à nossa necessidade, sobretudo os aminoácidos essenciais, aqueles que precisamos ingerir pela alimentação pois não sintetizamos no nosso organismo.
O que se questiona hoje é a carne in natura ou a industrializada, e de fato a industrializada não faz bem à saúde por ter condimentos e sal além de uma composição cárnea nem sempre conhecida, já a carne in natura é extremamente saudável e necessária aos homens sem deficiência nutricional.
Então… O que você comeu hoje?
Por Rogerio Luiz Iuspa, Diretor Comercial e Marketing Polinutri Nutrição e Saúde Animal
Leia mais notícias no portal Mundo Agro Brasil