Search
Close this search box.

Epagri capacita agricultores no cultivo sustentável de hortaliças

30 de agosto de 2021

O tomate é uma das hortaliças mais difíceis de produzir no sistema orgânico, por isso foi o tema de uma capacitação sobre cultivo sustentável de hortaliças realizada pela Epagri em Curitibanos.
Compartilhe no WhatsApp
Epagri capacita agricultores no cultivo sustentável de hortaliças
Agricultores e técnicos conheceram o Tomatorg – Sistema Orgânico de Produção de Tomates em Santa Catarina – Foto: Divulgação/Epagri

No dia 18 de agosto, 46 agricultores e técnicos do município assistiram a uma palestra com o pesquisador Rafael Morales, da Estação Experimental da Epagri de Itajaí, sobre o Tomatorg – Sistema Orgânico de Produção de Tomates em Santa Catarina. “O tomate ficou como representante das hortaliças neste trabalho, mas as tecnologias descritas servem para a produção de outras espécies”, explica a extensionista Juliana Golin Krammes, da Epagri de Curitibanos.

Os participantes aprenderam a fazer o cultivo protegido de hortaliças e conheceram todas as etapas do processo, incluindo a escolha correta do local, a construção do abrigo, o manejo da irrigação e da adubação e o plantio direto. “A produção de hortaliças em abrigos é uma importante ferramenta para a produção orgânica, mas também uma alternativa para a produção convencional, com retorno financeiro que cobre os custos do investimento no primeiro ano de cultivo, desde que sejam seguidas as recomendações técnicas”, reforça Juliana. A capacitação foi realizada com apoio da Amurc, da Cresol, da Coper Planalto Sul e da prefeitura.

O Tomatorg é um sistema orgânico de produção de tomate desenvolvido pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI). O sistema discrimina todas as práticas culturais necessárias para produzir tomates orgânicos, entre elas a produção em abrigos, a adubação com base em composto orgânico, a enxertia, o uso de biofertilizantes e de agentes de controle biológico.

Essas tecnologias possibilitam que alguns produtores obtenham rendimentos superiores a 80t/ha – o dobro do observado comumente nos cultivos orgânicos do Estado. O sistema desenvolvido pela equipe de Itajaí é resultado de 16 anos de trabalho de experimentação agrícola, pesquisas participativas com produtores tradicionais de tomate orgânico e da experiência de técnicos envolvidos com a cadeia produtiva.

Mais lucro na produção orgânica

Um estudo da Epagri comprovou que, na comparação com o sistema convencional, a adoção do Tomatorg reduz custos e aumenta o lucro líquido do produtor. O experimento demonstrou que o custo de produção por planta pode cair de R$ 4,58 no sistema convencional para R$ 3,38 no Tomatorg. Como consequência, o lucro líquido do produtor que aderir ao sistema orgânico criado pela Epagri aumenta em 2,7 vezes.

A Epagri disponibiliza para livre download uma publicação com orientações para quem deseja implantar o Tomatorg. Clique aqui para baixar o boletim técnico Tomatorg: Sistema Orgânico de Produção de Tomate em Santa Catarina.

Fonte: Epagri
Foto: Divulgação/Epagri

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A União Europeia divulgou os dados de importação de fevereiro – mostrando recuperação, ainda que limitada. O bloco importou 3,84 milhões de sacas de café verde, queda de 5% em relação a janeiro.
Chuva segue como empecilho em parte da região Norte, enquanto na Bahia, lavouras de milho safrinha sofrem com deficiência hídrica
Associação de produtores, criada com apoio de programa do Sebrae, difundiu o uso do selo de procedência que assegura a origem dos produtos
Global Agribusiness Fórum e Global Agribusiness Festival, em junho, reúnem palestrantes internacionais, tecnologia, gastronomia e música no Allianz Parque