Há dez anos leciono Marketing e Sustentabilidade aplicados ao Agronegócio em MBA internacional da Audencia Business School (Nantes, França). Alunos do mundo todo iniciam a sua jornada na França e em seguida vem passar alguns meses no Brasil, para conhecerem melhor a nossa realidade, confirmando (ou não!) o que dizem a nosso respeito mundo afora.
Noto uma clara transformação nesta década: se no início eram jovens curiosos, focando na sua noção de cidadania global, agora vejo a busca por conhecimento que possa ser aplicado nas suas respectivas realidades locais. Jovens empreendedores, ou com atuação política, que querem compreender como fazer a diferença.
Mas vejo também uma perturbadora apatia, uma aparente consciência de que não temos mais tempo para transformarmos a realidade, que se mostra. Os desafios são múltiplos em natureza e em graus de dificuldade, gerando uma perigosa resignação.
Alie-se a isso o poder das influências digitais, do que é afirmado, sem comprovação científica alguma, e temos a receita perfeita para o embate, a defesa de um status quo, de privilégios adquiridos com modelos de negócio ultrapassados, que não dão espaço ao novo, ao melhor, ao necessário!
A experiência destes alunos no Brasil é sempre um divisor de águas para eles, e para nós, que podemos testemunhar as reflexões em suas cabeças, em suas almas.
Este ano a turma tem jovens da Índia, França, dos Estados Unidos, do Líbano, Paquistão, e do Brasil. Cidadãos do mundo, conectados em ambição, conhecimento compartilhado e, agora, vivências e lembranças!
No final deste ano seremos anfitriões da 30ª. Conferência das Partes , em Belém, no bioma amazônico, tão mencionado nas edições anteriores, mas nunca vivido pelos participantes.
Apesar deste evento tratar do desafio de revertermos os efeitos adversos das Mudanças Climáticas, há um reconhecimento fundamental da interconexão com a gestão da Água, com a recuperação e preservação da Biodiversidade, com a Segurança Alimentar, a necessidade de combatermos desperdícios e perdas, da revisão de modelos de negócio e de consumo lineares para circulares, e das questões sociais transversais a tudo isso.
Celebro quando os jovens têm a oportunidade de praticar a conexão, e espero muito que os adultos, em posições de liderança e decisão, façam o mesmo.
Sonia Karin Chapman
Diretora
Foto: Guillaume de Germain no Unsplash
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