A imagem que representa a atuação da Chapman Consulting contém diversas mensagens, que fazem todo o sentido para quem conhece a complexidade inerente à tomada de decisão orientada à Sustentabilidade. Também para quem, como eu, tem na fotografia um hobby, ou já esteve em Barcelona (ES), e conheceu o Park Güell. É no olhar cuidadoso, interessado, que estão as principais mensagens:
- A imagem é o detalhe do encosto de um banco. Primeira mensagem: a importância de pausar, para observar o entorno, se encantar e refletir, para sermos autocríticos
- Trata-se de pedaços de cerâmica descartados: enxergando a oportunidade numa nova aplicação (ou “função”, como dizemos em Avaliação de Ciclo de Vida), e eternizada!
- O desafio da arquitetura – tornar curvo algo essencialmente reto/plano: questionar padrões, preceitos, sempre
- Material cortante/pontiagudo, como o são as revelações e as provocações de mudança de atitude e hábitos
- Pode imaginar o trabalho que Antoni Gaudí teve ao construir suas obras com materiais descartados? Os questionamentos, que encarou? As críticas à sua ousadia? Persistência, convicção, resiliência!
- O parque foi um fracasso comercial quando lançado: aceitar que as mensagens talvez sejam apenas valorizadas, no tempo, respeitando o amadurecimento da sociedade
- A opção por uma foto tirada pela própria pessoa: atitude genuína, não adquirida, indicando que passou pelo processo de escuta, observação e aprendizado
- Cultura diferente: o valor da diversidade de olhares, de perspectivas e expectativas
Quantas vezes reparamos em tudo isso? E o que nos dizem (n)as entrelinhas?
Nos rótulos de produtos, por exemplo, há uma série de informações e símbolos, que pretendem comunicar determinadas características, influenciar a tomada de decisão, que “falam” conosco. O Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) lançou recentemente um guia para o consumidor não se deixar enganar pelas práticas de greenwashing, ou mentiras verdes, das empresas. O cerco está se fechando para afirmações de Sustentabilidade, que não têm amparo técnico, fundamentado, concreto e verificável.
A Avaliação de Ciclo de Vida é uma metodologia de mensuração de impactos, e é no detalhe, ou nas suas premissas, que podem estar as principais mensagens: quem contratou o estudo? Qual o seu objetivo? Quem o conduziu? Qual base de dados foi utilizada? Qual a sua abrangência (geográfica, temporal, tecnológica)?
Parou para pensar nos impactos sociais? De 28 a 31 de maio acontece em Curitiba (Paraná) o Congresso Internacional de ACV Social , uma oportunidade ímpar para nos capacitarmos nesta dimensão!
E o que estamos dizendo, quando não dizemos nada? Chamada de greenhushing, a prática de não comunicar ações visa proteger organizações de maiores cobranças por parte de consumidores e órgãos regulatórios.
Queremos mesmo conhecer alguém, uma organização, qualquer assunto? Vamos começar fazendo mais perguntas, reconhecendo que ninguém tem todas as respostas. O detalhe pode (e vai) te surpreender!
Sonia Karin Chapman
Diretora Chapman Consulting
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