Aprovado recurso de 1,3 bilhão para atender demanda imediata do setor cafeeiro

Em reunião emergencial, CDPC aprovou a destinação da reserva, em recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, para ajudar produtores afetados pelas geadas das últimas semanas

Compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Aprovado recurso de 1,3 bilhão para atender demanda imediata do setor cafeeiro
Foto – Divulgação
Áudio

O Comitê Técnico do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) aprovou a destinação de uma reserva de R$ 1,3 bilhão, em recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), para ajudar produtores afetados pelas geadas das últimas semanas. A decisão, que correu em reunião emergencial (06/08), atende a um pedido da CNA e entidades do setor e precisa ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional.  

Segundo o presidente da Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Mesquita, o recurso surge em um momento providencial e atende a uma demanda imediata do setor. “Utilizar os recursos do Funcafé para essa finalidade é uma forma de garantir a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva”, afirmou.

A ideia é criar uma linha de financiamento para os cafeicultores. As condições, prazos, taxas, carência e o período de reembolso ainda serão definidos. Os parâmetros seguirão informações técnicas a serem obtidas em um levantamento de campo, que se encontra em andamento.

A proposta do Comitê Técnico do CDPC seguirá para análise do Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC) e, se aprovada, segue para votação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que deve se reunir no dia 26 deste mês.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Divulgação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Na média nacional, a produção de café beneficiado em 2021 deve ser 25,7% menor do que no ano passado.
Com objetivo de reduzir incidência de pragas nas lavouras, IMA estima fiscalização presencial em 124 propriedades no estado
Produtores do Sul do Brasil recebem certificado por boas práticas na produção de tabaco
Safra 2020/21 da laranja foi responsável por 5,94% das vagas da agricultura brasileira com mais de 40 mil postos