Search
Close this search box.

MAPA promove interação entre governo e setor produtivo de árvores cultivadas

1 de maio de 2024

A ideia é identificar as sinergias e integrar atividades que contribuam com o desenvolvimento florestal nos biomas brasileiros
Compartilhe no WhatsApp
Mapa promove interação entre governo e setor produtivo de árvores cultivadas
MAPA promove interação entre governo e setor produtivo de árvores cultivadas

Com objetivo de conhecer os gargalos e iniciativas em curso, que trazem impacto social e ambiental para a cadeia de florestas plantadas, a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária(MAPA), Renata Miranda, deu início ao cronograma de visitas a empresas do setor privado florestal.

A iniciativa visa uma maior aproximação entre governo e setor produtivo de árvores cultivadas, de maneira a entender a dinâmica existente e apresentar as ações propostas no Plano Floresta+Sustentável (F+S) do Mapa.

A ideia é identificar as sinergias e integrar atividades que contribuam com a construção de políticas públicas que visam o desenvolvimento florestal nos biomas brasileiros e a sustentabilidade da cadeia, em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A primeira atividade foi na Bracell, empresa brasileira produtora de celulose e celulose solúvel, que está no ranking das maiores do mundo, cujo compromisso com práticas sustentáveis se alinha às metas globais. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial da matéria-prima, sendo o terceiro produto agrícola mais exportado do país, o que evidencia a relevância internacional da produção florestal.

“Nosso país tem grande vocação e oportunidades para a expansão da cadeia de florestas plantadas em todos seus segmentos, e a Bracell é um exemplo mundial, de que é possível produzir com sustentabilidade gerando prosperidade em todo seu entorno”, comentou a secretária.

Na ocasião da visita, também foi apresentado aos dirigentes da Bracell a Rede Floresta +Sustentável, ferramenta de acesso público que vai promover a conexão entre projetos chancelados pelo Mapa e investidores que tenham compromissos sustentáveis a cumprir.

Pelo Mapa participaram, ainda, a diretora do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas, Lizane Ferreira e a coordenadora-geral de Desenvolvimento Florestal do Deflo, Jaine Cubas. Já pela Bracell, estiveram o diretor de Relações Institucionais, Manoel Browne, e o diretor de Operações Florestais, Mauro Kirino.

Plano Floresta+Sustentável

O Floresta+Sustentável promove ações que visam impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil para fins comerciais, com a execução da Política Agrícola para Florestas Plantadas (Decreto N° 8.375/14), estimulando a produção sustentável, a recuperação de vegetação nativa e a recomposição florestal em unidades de produção agropecuária, fortalecendo o setor e possibilitando novos arranjos produtivos.

O que são Florestas Plantadas?

Florestas Plantadas configuram uma cultura agrícola composta por árvores que são cultivadas especificamente para a produção de madeira legal, papel, celulose, carvão vegetal, chapas, painéis e outros produtos florestais. No Brasil, este setor desempenha um papel fundamental na economia, pois possui uma diversidade de espécies florestais cultivadas que são essenciais para a sustentabilidade ambiental e econômica do país.

Por Imprensa MAPA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

O aumento do uso de coprodutos representa uma solução sustentável para a destinação de resíduos
Mestre de torra da Mokado Lab de Cafés, da capital federal, supera 23 concorrentes e representará o Brasil no mundial da categoria, em Copenhagen, na Dinamarca
São Paulo enfrenta desafios ainda maiores devido aos altos custos para o setor produtivo do leite e por ser o maior mercado consumidor do país.
Rio grande do Sul havia colhido grande parte de sua produção de arroz antes das inundações