Search
Close this search box.

Tereza Cristina destaca força do agronegócio brasileiro em evento em Nova York

15 de maio de 2024

A senadora convidou os críticos a visitarem o interior do Brasil para verem de perto o "agro moderno tecnológico".
Compartilhe no WhatsApp
Tereza Cristina destaca força do agronegócio brasileiro em evento em Nova York
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) foi uma das palestrantes principais. – (Foto: Reprodução)

Na 14ª edição do Lide Investment Forum, realizada na manhã desta terça-feira (14), no Harvard Club, a senadora Tereza Cristina (PP/MS) abordou o papel do agronegócio na economia brasileira e a necessidade de expandir a produção nacional de fertilizantes. O evento contou com a participação de políticos, empresários e autoridades para debater o cenário econômico e as oportunidades de investimento no Brasil.

Durante seu discurso, Tereza Cristina destacou a importância do agronegócio em estados como Centro-Oeste e Espírito Santo, correlacionando a presença de um setor agrícola moderno e sustentável com altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) nas regiões.

“Isso demonstra que onde a agricultura é moderna e sustentável, observamos índices impressionantes; são os melhores. Em Belo Horizonte, encontramos boa educação e uma economia robusta. Esses são indicativos de que o agro, quando praticado de forma inovadora e responsável, pode ser a espinha dorsal do progresso econômico e social”, disse.

image 9
Tereza Cristina representou MS na reunião do Lide desta terça-feira

Tereza Cristina enfatizou que o Brasil importa mais de 90% dos seus fertilizantes, apesar de ser um dos países com potencial para aumentar sua produção interna, dada a demanda global crescente por alimentos.

“Atualmente, importamos mais de 90% dos nossos fertilizantes, um recurso essencial para a produção agrícola. Precisamos fortalecer o setor de fertilizantes no Brasil, incentivando a instalação de indústrias que produzam localmente. O Brasil é um dos poucos países no mundo que tem a capacidade de fazer uma grande virada nesse aspecto. À medida que a demanda global por segurança alimentar cresce, o Brasil está preparado para atender a essa necessidade de forma sustentável. Não devemos nos envergonhar”, detalhou.

A senadora também convidou os críticos do setor agrícola a visitar o interior do Brasil para observar os avanços tecnológicos que transformaram o país de um importador para um exportador de alimentos. Segundo ela, esses avanços são significativos para a economia nacional e a segurança alimentar mundial.

“Apesar das muitas narrativas negativas sobre o Brasil, especialmente sobre nosso setor agrícola, convido aqueles críticos a visitarem o interior do país e a verem o que realmente é a agricultura moderna e tecnológica. Há 50 anos, importávamos alimentos; hoje, não só sustentamos nossa população, como também exportamos para grande parte do mundo”, finaliza.

O Lide Investment Forum é um evento anual que visa promover discussões sobre o potencial de investimento e desenvolvimento econômico do Brasil.

Por A crítica

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A senadora convidou os críticos a visitarem o interior do Brasil para verem de perto o “agro moderno tecnológico”.
Eleições do Parlamento acontecem esse ano
País asiático reconheceu equivalência de sistemas de inspeção sanitária, atendendo pedido feito pelo governo brasileiro em 2023
Comitiva da associação participa de congresso no país da América Central até este sábado (2)