Tecnologia garante conforto térmico na produção animal

Hercules desenvolveu a linha de aquecedores com motores padrões, com o chamado click rural
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Tecnologia garante conforto térmico na produção animal
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Áudio

Durante os meses de outono e inverno as temperaturas sofrem muita variação, podendo cair bastante em algumas regiões brasileiras, como no Sul do país. Com isso, alguns setores da produção animal, como avicultura, suinocultura, bovinocultura e equinocultura, acabam recorrendo à tecnologia de aquecedores equipados com motores elétricos. Isso porque, logo que nascem, os animais não conseguem manter adequadamente a sua temperatura corporal, por serem muito sensíveis às variações térmicas do ambiente em que se encontram. 

Assim, é importante manter um ambiente controlado na produção animal, com temperatura e umidade relativa sem grandes variações, para o melhor desenvolvimento das crias nas primeiras semanas de vida. “Nessas estações do ano, o aquecimento dos criadouros merece atenção redobrada, pois é maior a necessidade energética para suprir a diferença entre a temperatura ideal para os animais e a temperatura ambiente externa. Com isso, o uso de aquecedores de ambientes equipados com motores elétricos torna-se essencial no trabalho dos produtores rurais”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos. 

Segundo ele, os aparelhos de aquecimento destinados para a produção animal são equipados com motores de grau de proteção IP 44,  IP  55 (IR3)  e IP  21  monofásicos e trifásicos, normalmente especificados conforme os fabricantes dos equipamentos. “Um fator relevante na escolha do motor para o equipamento de aquecimento é a economia. Hoje, há opções customizadas capazes de atender à demanda exatamente de acordo com a necessidade do cliente. Esses motores possuem uma boa dissipação de calor, por utilizarem carcaça de alumínio e classe de isolamento F, que suporta até 155 ºC, também são resistentes a ambientes salinos, amônia, e contam com rolamentos blindados de primeira linha, além de estarem dentro da classe de rendimento mínimo de energia elétrica (IR3) exigido no Brasil”, garante. 

Devido às intempéries e às variações energéticas de áreas rurais, Menezes salienta a importância de as companhias rurais investirem em motores modernos e tecnologicamente avançados, desenvolvidos especificamente para trabalharem mesmo nessas situações. “Para áreas com oscilação de tensão, a Hercules desenvolveu a linha de motores padrões — com o chamado click rural —, que atendem à tensão entre 110 e 127 V; de 220 até 254 V e de 440 até 508 V. Já para os equipamentos expostos a ambientes com pó e umidade, são direcionados os motores resistentes a essas ocorrências, que são os da linha IP 44 e IP 55”, diz Menezes. 

A Hercules Motores Elétricos oferece soluções em motores elétricos com o que há de mais atual e com alta tecnologia no mercado. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, que permite a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Com rigorosos padrões de qualidade nos seus processos produtivos, a empresa é certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética.  

Referência em inovação no segmento em que atua, a companhia possui um aplicativo de realidade aumentada que proporciona uma experiência inédita e imersiva: é possível conferir os motores do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica, conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa. O app pode ser utilizado tanto em Android quanto em iOS. 

Fonte: Hercules Motores Elétricos 
Crédito da foto: Divulgação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Leia também