Super tilápia geneticamente editada promete maior rendimento de filé

10 de março de 2025

A aquicultura brasileira dá um passo significativo com o desenvolvimento da primeira tilápia geneticamente editada para aprimoramento produtivo. O avanço utiliza ferramentas de edição gênica para otimizar características já presentes na espécie, permitindo ganhos expressivos em desempenho e rendimento.
Compartilhe no WhatsApp
Super tilápia geneticamente editada promete maior rendimento de filé

O projeto foi desenvolvido pela Brazilian Fish em parceria com o Center for Aquaculture Technologies (CAT), dos Estados Unidos, e tem como objetivo acelerar o progresso genético da tilápia do Nilo. A intenção é aprimorar o desempenho produtivo e aumentar o rendimento de filé dos animais lançando mão de tecnologias de ponta, que por sua vez, permitem alcançar o progresso de um programa de reprodução convencional de 20 anos em apenas um ano.

A iniciativa está em conformidade com a regulamentação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), assegurando que o processo respeite padrões rigorosos de segurança e qualidade. A edição genética da tilápia visa otimizar o crescimento e a conversão alimentar dos peixes, o que pode resultar em menor tempo de cultivo e maior eficiência no uso de insumos.

Os primeiros testes envolveram técnicas de fertilização in vitro e indução reprodutiva para obtenção de linhagens geneticamente aprimoradas da tilápia. Após dois anos de estudos, os exemplares iniciais foram obtidos e agora passam por avaliações de desempenho e análises genômicas detalhadas.

Com a adoção de soluções inovadoras como essa, a piscicultura nacional avança em direção a uma produção mais sustentável e competitiva, oferecendo maior eficiência produtiva e ampliando o acesso a fontes de proteína de alta qualidade para o mercado consumidor.

Fonte: Brazilian Fish

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A edição 2024 do levantamento, que completa 28 anos, revela crescimento na captação das principais empresas. O estudo é uma realização da ABRALEITE, com apoio de entidades do setor e patrocínio da ABS Brasil.
Cuidado com bezerras impacta positivamente a produtividade na idade adulta  
Representantes dos países confirmados se reuniram com a ABCS, em formato online, para debater detalhes e estratégias da agenda, no dia 27 de março, no Brasil
Processo liderado pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack e Embrapa Gado de Leite busca melhorar exemplares da raça em aspectos como tolerância ao calor