Rota da Ovinocultura avança para RN se tornar polo estratégico no Nordeste

27 de março de 2025

Rota da Ovinocultura chegará ao Rio Grande do Norte e abrangerá a região central do estado e Mossoró
Compartilhe no WhatsApp
Rota da Ovinocultura avança para RN se tornar polo estratégico no Nordeste
Rota de Integração Nacional da Ovinocultura está chegando no Rio Grande do Norte (Foto: Pixabay)

Lançada em janeiro deste ano no Rio Grande do Sul, a Rota de Integração Nacional da Ovinocultura está chegando no Rio Grande do Norte. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) esteve em alguns municípios do estado levando a discussão da cadeia para as mais variadas instituições envolvidas.
 

O consultor do ministério pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), Daniel Benítez, destacou que foi uma semana de agenda intensa entre os dias 10 e 15 de março, rumo à construção do protagonismo do Rio Grande do Norte na cadeia da ovinocultura. A comitiva, formada por representantes de universidades e entidades voltadas para o setor, passou pelos municípios de Afonso Bezerra, Lajes, Mossoró, São Pedro, Macaíba e Natal.
 

“Os resultados da missão foram altamente favoráveis, e o Estado do Rio Grande do Norte passará a fazer parte da Rota da Ovinocultura ocupando um espaço muito importante”, compartilhou Daniel. Segundo o consultor, está se estruturando o primeiro núcleo potiguar do setor, com uma linha de produção menor que os polos consolidados em outras regiões. Esse núcleo abrangerá a região central do estado e Mossoró.
 

Polos da Roda da Ovinocultura

Atualmente, existem 15 polos da Rota da Ovinocultura no país: doze no nordeste, um no sudeste e dois no Rio Grande do Sul. Ainda estão previstos novos núcleos no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no Piauí.
 

As Rotas de Integração Nacional buscam promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Com o lançamento, o Programa Rotas de Integração Nacional passa a trabalhar com 14 cadeias produtivas e 78 polos em todo o país.
 

Participaram da missão representantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Secretaria de Agricultura. Entidades como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e Associação Estadual dos Criadores de Ovinos e Caprinos, além de unidades de abate de cordeiros e processamento de carnes e criadores de ovinos, também participaram do evento.

Por MDR

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A 40ª Reunião da Câmara Setorial da Piscicultura (CSP/TO), promovida pela Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea) de Tocantins, reuniu órgãos, associações e o setor privado para fortalecer o diálogo e a sustentabilidade do setor aquícola.
Exposição teve várias parcerias firmadas para exportação de tecnologia, recorde de produção em torneio leiteiro e queijos premiados no Festival do Queijo Minas Artesanal
Agromercado e Assessoria Comercial Negócio Fechado, com apoio da Agrovenki, trazem mais dinamismo comercial ao setor
Avaliação foi tema de palestra da ABCB dentro das comemorações dos 65 anos da entidade