Produção de carne do MT esteve na COP26

O Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) participa da 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Produção de carne do MT esteve na COP26
Áudio

O Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) participou da 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia, no dia 3 de novembro. O Governo do Estado de Mato Grosso, a Earth Innovation Institute e o IMAC apresentaram, durante o evento, o programa Carbono Neutro MT para investidores e representantes da sociedade civil.

O IMAC divulgou os principais projetos para promoção do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da carne e buscar parcerias com outras entidades, organizações e países.

“A cadeia produtiva da carne está inserida nas discussões para mostrar que é possível produzir com baixas emissões de gases de efeito estufa, conservando a biodiversidade com base no Código Florestal Brasileiro, que é uma das legislações mais exigentes e conservacionistas do mundo. Para isso, apresentamos ferramentas de rastreabilidade para verificar se todos os processos produtivos foram realizados em conformidade com a legislação ambiental, civil e trabalhista”, explicou o presidente do Imac, Caio Penido.

Caio Penido apresentou os três principais programas do instituto, que focam na reinserção dos produtores no mercado formal da carne, na rastreabilidade da produção e no apoio às políticas de certificação, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“O objetivo é aproximar-se das lideranças que entendem a importância do agronegócio para a segurança alimentar e querem ajudar a viabilizar uma produção cada vez mais sustentável. Somos um estado com mais de 60% do território preservado, com mais área florestal do que muitos países e mesmo assim somos um dos maiores produtores de carne do mundo. É preciso reconhecer e valorizar isso”, afirma Caio Penido.

Junto ao IMAC, participaram da missão, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda que também é presidente do conselho deliberativo do IMAC, e o procurador federal Erich Masson. “Atuamos como uma espécie de elo entre os interesses públicos e os privados dentro desta cadeia produtiva. Identificando os gargalos e os potenciais para garantir o fornecimento de carne certificada ao mercado consumidor. O mundo precisa de alimento e nós podemos produzir carne de qualidade e sustentável”, explica Caio.

IMAC – O Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC) é um Serviço Social Autônomo que tem como missão promover a carne bovina de Mato Grosso, valorizando toda a cadeia produtiva a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento, informação e marketing. Em seu conselho deliberativo, estão representantes do Governo do Estado, do setor pecuário e de indústrias frigoríficas.

Criado em 2016, o Instituto busca promover um ambiente produtivo para que a Carne de Mato Grosso seja reconhecida como um alimento sustentável, seguro e de alta qualidade, ampliando ainda mais seu mercado consumidor em todo o mundo.

cropped new whatsapp image 2021 10 28 at 093036 2 1
Delegação representou a cadeia produtiva da carne bovina do Mato Grosso na COP26.

Fonte: IMAC

Créditos da Foto: CNN

Crédito: Divulgação IMAC

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Remar Cidadão precisa da participação dos cidadãos para avaliação e aprimoramento das previsões de andadas e das normativas de defeso dos caranguejos nos anos futuros
Para especialistas, desempenho exportador das carnes neste início de 2022 é bastante satisfatório, mas o preço da carne suína registra queda anual próxima de 10%
Também nos bovinos, os nutrientes desempenham funções essenciais no organismo; então, atenção para quando ele faltarem na forragem oferecida, Carência muito comum no País
Os dados constam do banco da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), entidade mais antiga de registro de animais de raça do país