Pela compreensão das conjunturas de mercado

Conjunturas de mercado da Conab agora podem ser acessadas também para o estado do Mato Grosso do Sul.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Pela compreensão das conjunturas de mercado
Áudio

Agora é possível consultar as Conjunturas de Mercado realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também para o estado do Mato Grosso do Sul. Com isso, até o presente momento, os estudos locais são publicados pelas regionais da Conab em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. Essa iniciativa contribui para o entendimento da dinâmica produtiva local. A tendência é que as demais regionais também passem a fazê-lo, a partir dos próximos meses.

Por meio destes estudos de conjuntura, a Conab fornece informações e análises de caráter micro e macroeconômico, que contemplam os principais produtos produzidos nos estados, bem como outros produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). O objetivo é subsidiar os agentes internos e externos à Conab na tomada de decisões. As conjunturas são quinzenais ou mensais, a depender do produto.

Para realizar as conjunturas regionais, os técnicos das Suregs utilizam os dados de campo, que são coletados e divulgados pela Companhia mensalmente. As conjunturas regionais são publicadas sempre após a divulgação do boletim mensal de safra.

Além dos dados dos boletins nacionais, os técnicos regionais utilizam também os dados coletados junto ao mercado local, que são obtidos a partir das entrevistas realizadas com produtores da região. Eles também acompanham o comportamento local dos preços.

No caso do Mato Grosso do Sul, há uma peculiaridade, que é relativa à cultura da mandioca, uma vez que a cultura não está presente no levantamento de safra mensal produzido pela Conab e são realizados boletins específicos sobre este produto apenas em nível nacional. Por esta razão, os dados da mandioca são coletados pelos técnicos do MS a partir dos trabalhos de coleta de preços para abastecer o Sistema de Informações Agropecuárias e de Abastecimento (Siagro). A regional do MS faz contato com produtores da mandioca de sete municípios e assim utiliza os dados coletados para fazer a análise desta cultura.

Os dados e informações das conjunturas, nacionais e regionais, estão disponíveis no site da Conab para diversos públicos: produtores rurais, cooperativas de produtores rurais, público interno da Companhia, comerciantes, outras instituições públicas que tenham interesses e atribuições relacionadas aos mercados de produtos agrícolas, agentes financeiros e instituições de pesquisa. O acesso é gratuito.

Fonte: CONAB

Créditos da imagem: gov.br

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A agroindústria constitui importante alternativa na geração de empregos, sucessão familiar e renda no meio rural. Para incrementar os negócios há programas efetivos
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) recebe até o dia 24 de janeiro as inscrições para a seleção dos cursos técnicos gratuitos e a distância em Agronegócio, Fruticultura e Zootecnia
A Faculdade CNA está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro para o vestibular de quatro graduações a distância
Ministra Tereza Cristina anuncia o valor durante lançamento do Circuito de Negócios Agro do BB e destaca trabalho para apoiar os pequenos produtores do campo