Pastagem: Novo protocolo pode mudar a pecuária brasileira, diz Embrapa

29 de julho de 2024

Protocolo identifica lacunas na capacidade de suporte do pasto da fazenda, analisando o clima, o solo, os animais e as plantas envolvidos no sistema.
Compartilhe no WhatsApp
Pastagem: Novo protocolo pode mudar a pecuária brasileira, diz Embrapa

A adoção de práticas de manejo pelos pecuaristas, tanto no pasto quanto no pastejo, resulta em uma produção de carne bovina de baixo custo e com preservação ambiental. Um novo protocolo identifica lacunas na capacidade de suporte do pasto da fazenda, analisando o clima, o solo, os animais e as plantas envolvidos no sistema.

O aumento da produtividade na pecuária de corte está diretamente relacionado às condições das pastagens, segundo informações da Embrapa. A adoção de práticas de manejo pelos pecuaristas, tanto do pasto quanto do pastejo, reflete na produção de carne bovina a baixo custo e com preservação ambiental.

No entanto, um estudo realizado pela Embrapa revelou que o uso dessas técnicas entre os produtores ainda é baixo. A Embrapa apresenta a publicação “Uso das práticas de manejo de forrageiras e de pastejo na bovinocultura de corte”.

O estudo buscou identificar a situação da adoção de 20 práticas de manejo de pastagem e de pastejo empregadas em fazendas de corte no Brasil.

Os dados analisados são provenientes de respostas voluntárias de usuários da plataforma digital app Pasto Certo, da Embrapa, entre dezembro de 2019 a maio de 2023. 

Por Compre Rural

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Agromercado e Assessoria Comercial Negócio Fechado, com apoio da Agrovenki, trazem mais dinamismo comercial ao setor
Avaliação foi tema de palestra da ABCB dentro das comemorações dos 65 anos da entidade
Evento realizado pela Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável debate rastreabilidade como ferramenta de valor para gestão e acesso a mercados diferenciados em propriedades rurais no Brasil
Kemin adota tecnologias verdes e metas globais de redução de carbono para acelerar a sustentabilidade na produção de alimentos