Search
Close this search box.

Raça Paint Horse retorna a eventos em Bauru após mais de 10 anos

17 de novembro de 2023

Cidade receberá, entre os dias 24 e 28 de novembro, exemplares dos cavalos exóticos e criadores de todo o Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Raça Paint Horse retorna a eventos em Bauru após mais de uma década
Cavalos da raça Paint Horse poderão ser vistos de perto pelo público de Bauru e da região

Após mais de uma década, a raça Paint Horse está de volta aos eventos equestres em Bauru. De 24 a 26 de novembro, o Recinto de Exposições Mello Moraes será palco do 24.º Campeonato Nacional e 20.º Potro do Futuro, que reunirá animais nascidos entre 1 de julho de 2021 e 30 de junho de 2022 para competições de Conformação, Trabalho e Western Pleasure, além de um leilão presencial. Este retorno celebra os 30 anos da raça no Brasil e terá entrada gratuita.

Nacional Paint Horse mostra a versatilidade da raça

Os torneios abrangem diversas categorias, destacando-se as modalidades de Trabalho, como 3 Tambores, Rédeas, Ranch Sorting, Team Penning, Working Cow Horse, entre outras. A entrada dos animais no recinto está programada para começar às 8h do dia 22 e são necessários alguns documentos obrigatórios, como atestado de vacinação para Influenza Equina, atestado de sanidade emitido por veterinário, exame negativo de anemia infecciosa equina (AIE) e guia de Trânsito Animal (GTA).

Para participar das premiações, patrocínios e rateio, é necessário que o proprietário do animal seja associado da ABCPaint e esteja em dia com suas obrigações estatutárias. Além disso, o animal deve estar devidamente registrado na ABCPaint ou com pré-registro junto ao Serviço de Registro Genealógico (SRG) da associação.

MODALIDADES E CATEGORIAS
Os torneios abrangem diersas modalidades: Apartação, Working Cow Horse, Western Pleasure, Performance Halter, Conformação, Conformação Animal de Trabalho, Rédeas, Ranch Sorting, Team Penning, Working Penning, Três Tambores, Seis Balizas, Test Horse (Tambor e Baliza), Concurso de Pelagem, Laço em Dupla e Ranch Sorting – Prova dos Amigos (Tira-Boi). O enquadramento de idade hípica deve ser considerado até 1 de julho de 2023.

BEM-ESTAR ANIMAL
O 24.º Campeonato Nacional e 20.º Potro do Futuro destacam a importância do bem-estar animal, seguindo as regras estabelecidas pela legislação e pelos regulamentos da ABCPaint e da ABQM. “Os cuidados com a saúde dos animais vem em primeiro lugar nas competições promovidas pela associação”, informa a assessoria de imprensa da entidade.

INSCRIÇÕES E RESERVAS DE BAIA
As inscrições e reservas de baias para o evento encerraram-se em 13 de novembro, às 17h. Em caso de dúvidas, o contato com a ABCPaint pode ser feito pelo e-mail abcpaint@abcpaint.com.br ou pelo WhatsApp (14) 99104-6378. É importante observar que animais machos com dois anos ou mais devem apresentar os dois testículos visíveis para participação no evento.

PREMIAÇÃO
A premiação inclui fivelas para os campeões, troféus para o reservado campeão e o terceiro colocado, além de premiação em dinheiro com base nas inscrições. O percentual de pagamento varia de acordo com a quantidade de inscrições em cada categoria.

LEILÃO OFICIAL E PROVA DOS AMIGOS (TIRA-BOI)
O evento também contará com um leilão oficial da raça Paint Horse, que ocorrerá de forma presencial no dia 24, a partir das 19h. Destaque também para a prova “Ranch Sorting dos Amigos”, que visa a congregação de competidores das raças Paint Horse e Quarto de Milha.

A disputa é uma inovação da ABCPaint, onde os participantes, respeitando as normas convencionais da modalidade praticadas pela ABCPaint e ABQM, terão a oportunidade de formar duplas mistas, unindo animais das duas raças. As inscrições, realizadas no dia do evento com pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou pix, permitem até 15 participações por competidor.

Com uma premiação em dinheiro equivalente a 60% do montante arrecadado, a competição promete grandes momentos.

PROGRAMAÇÃO
A programação inclui uma agenda repleta de atividades. Além das provas de Rédeas, Working Cow Horse, Apartação, Western Pleasure, Seis Balizas, Três Tambores, Laço, Performance Halter, Conformação, entre outras, destaque especial para a noite de abertura no dia 24 de novembro.

Às 19h, tem início o leilão oficial da raça Paint Horse, seguido por um coquetel de abertura, onde serão entregues prêmios especiais em comemoração aos 30 anos da raça Paint Horse no Brasil.

De JCNET

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Uma vacina capaz de ajudar o criador de caprinos e ovinos a controlar a verminose, principal problema sanitário desses rebanhos no Brasil, foi validada pela Embrapa em animais da região Nordeste e apresentou um nível de eficácia entre 80% e 90% nos ovinos, e entre 60% e 70% nos caprinos.
Somado à complexa conjuntura global, o recuo das importações chinesas de leite tem mantido os preços internacionais estáveis, mas abaixo da média histórica.
Ambiente de negócios aponta para encurtamento das escalas de abate, o que pode levar ao maior apetite de compra
Pelo decreto, laticínios ou cooperativas que comprarem leite no Brasil poderão ser beneficiadas com até 50% de créditos presumidos.