Search
Close this search box.

Governo do Maranhão e Conafer assinam acordo de cooperação técnica para melhoramento genético e aumento da produção de caprinos e ovinos de pequenos produtores

28 de fevereiro de 2024

Cooperação técnica entre o Governo do Maranhão e a Conafer vai garantir o melhoramento genético e aumento da produção dos rebanhos do estado
Compartilhe no WhatsApp
Governo do Maranhão e Conafer assinam acordo de cooperação técnica para melhoramento genético e aumento da produção de caprinos e ovinos de pequenos produtores

O Governo do Maranhão assinou acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer) para implementar o programa +Genética no Sertão para melhorar a qualidade do rebanho de caprinos e ovinos, garantindo mais produtividade e renda para os produtores familiares e pequenos agricultores do estado. O acordo foi assinado pelo governador Carlos Brandão e o presidente da Conafer, Carlos Lopes, durante reunião em Brasília nesta sexta-feira (23).

O acordo de cooperação técnica foi assinado durante reunião na sede da Conafer, em Brasília, e será executado por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Durante a assinatura do novo acordo de cooperação técnica o governador Carlos Brandão destacou que a parceria já existe há dois anos e que agora será ampliada e fortalecida por meio do +Genética no Sertão.

“Já temos resultados muito positivos na melhoria genética do nosso rebanho e agora firmamos novas parcerias que vão melhorar ainda mais o padrão genético dos nossos animais, a nossa produção terá mais rendimento e o pequeno produtor, que é o foco desse trabalho, vai ter mais renda para que ele possa ter mais dignidade. Com isso vamos fortalecer o pequeno pecuarista tanto de gado de leite quanto de gado de corte”, assinalou o governador Carlos Brandão.

O presidente da Conafer, Carlos Lopes, afirmou que a assinatura do acordo de cooperação técnica vai fazer com que a produção do estado cresça ainda mais. “É um momento muito feliz firmar mais esta parceria com o Governo do Maranhão. Tivemos uma reunião muito produtiva onde pudemos apresentar os resultados do trabalho que já estávamos fazendo em conjunto. Agora, vamos poder contribuir ainda mais com o desenvolvimento da produção do estado”, informou.

O presidente do Iterma, Anderson Ferreira, informou que a parceria com a Conafer promove o desenvolvimento rural. “Com o apoio desses programas vamos melhorar geneticamente nossos rebanhos de bovinos, ovinos e caprinos, além de levar mais desenvolvimento agrícola para os assentamentos”, disse.

+Genética no Sertão

O +Genética no Sertão é o programa que vai impulsionar a produção de caprinos e ovinos dos produtores familiares maranhenses. O programa já acordou com 20 cidades a entrega dos protocolos para inseminação de caprinos e ovinos dos pequenos produtores do semiárido. As doses, insumos e logística do veterinário até o município são de responsabilidade da Conafer.

O programa trabalha com o mais completo catálogo de reprodutores. A qualidade dos insumos utilizados provem de empresas parceiras da Confederação, renomadas no mercado genético com selo de qualidade em seus produtos e reprodutores de raças de alto valor. A elevada adesão das cidades do Maranhão ao programa é a garantia de mais uma revolução genética no campo.

O +Genética no Sertão garante, ainda, o enfrentamento ao desafio das condições climáticas adversas, escassez de recursos hídricos e falta de acesso a tecnologias avançadas. A pecuária agrofamiliar é uma das principais atividades econômicas do semiárido, desempenhando papel vital na sustentabilidade da região. Com o +Genética no Sertão a cadeia produtiva da pecuária de ovinos e caprinos recebe um impulso significativo e transformador para todo o segmento.

Com todas as cidades do Maranhão aderindo ao Pecuária Brasil até 2025, estima-se a criação de mais de 5 mil novos postos de trabalho a cada ano.

+Pecuária Brasil

O +Genética no Sertão é uma extensão do programa +Pecuária Brasil, o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira. Com o 2º maior rebanho do Nordeste, o Maranhão foi a primeira Federação a assinar o acordo de cooperação técnica com a Conafer para receber o programa. Em 2 anos de execução do +Pecuária Brasil no estado, 146 cidades dos 217 municípios maranhenses já aderiram ao programa.

Por meio do programa foi possível fortalecer o setor dos pequenos pecuaristas, melhorando geneticamente os animais e oferecendo assistência técnica aos produtores de rebanhos bovinos, de corte e leite, favorecendo os criadores com melhores condições para alavancar a renda e garantir produtos de qualidade.

O +Pecuária Brasil proporciona o melhoramento genético de bovinos, o que resulta em qualidade do rebanho, melhor produtividade e renda, beneficiando os produtores familiares e pequenos agricultores na atividade agropecuária local.

Outras parcerias

O trabalho conjunto do Governo do Maranhão e a Conafer não e limita aos programas +Pecuária Brasil e + Genética no Sertão. A parceria já garantiu apoio aos Guajajaras no Território Arariboia, nas filiações de agricultores familiares por todo o estado, nos projetos e programas, como o +Previdência e o Empreendedorismo Rural Agrofamiliar (ERA).

O +Previdência o programa da Conafer que busca dar qualidade de vida para as pessoas que trabalham no campo e contribuem para o desenvolvimento do país. É a união de ações que visam desenvolver a educação previdenciária e expandir o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o INSS digital nas comunidades de difícil acesso às agências do INSS.

A partir da parceria entre o Governo do Maranhão e a Conafer, o Iterma poderá atender os pequenos produtores que necessitam de benefícios rurais no próprio órgão sem a necessidade de ir a uma agência do INSS.

Conafer

A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER) é uma entidade fundada em 2011, constituída a partir da necessidade dos agricultores familiares do Brasil de ter voz autônoma em decisões referentes ao setor agrícola no país.

Por Agência de Notícias do Maranhão

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor
Produção de frangos e ovos é destaque no Distrito Federal. A grande demanda da região por produtos de origem animal resulta nos quase 6 mil produtores cadastrados na Emater-DF
A Pecuária é responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossense
Comitivas internacionais da América Latina, África e Ásia são esperadas no Parque da Gameleira