Jacarezinho e Captar são dois gigantes no Oeste da Bahia

Confina Brasil, projeto que mapeia o gado confinado no Brasil, visita a Captar Agrobusiness e a Agropecuária Jacarezinho.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Jacarezinho e Captar são dois gigantes no Oeste da Bahia
A Agropecuária Jacarezinho é um dos maiores produtores de touros do Brasil.
Áudio

A Captar Agrobusiness, em Luís Eduardo Magalhães (BA) é o maior confinamento do Nordeste, com capacidade estática de cerca de 40 mil cabeças, ainda em expansão. A empresa tem foco na cadeia produtiva da carne bovina e baseia seu trabalho no conceito de relação “ganha-ganha”.

Ela se consolida com uma operação verticalizada, que inclui unidades de confinamento, fábrica de ração e adubo orgânico mineral – integrando o semiárido ao Oeste baiano, e garantindo qualidade em cada processo. O projeto foi planejado para atingir 50 mil animais terminados durante o ano. A propriedade foi visitada pela equipe do Confina Brasil, que mapeia o gado confinado no País.

confina brasil gado confinado Captar Agrobusiness e Agropecuaria Jacarezinho dois icones da pecuaria no Oeste da Bahia foto agromovies 1
Confinamento da Captar é para 40 mil bovinos.

Assim como acontece com aves e suínos, a visão do proprietário da Captar em relação aos bovinos, é que toda a cadeia também esteja integrada, desde quem vai abater até quem está fazendo a cria. Dessa forma, são produzidos bezerros de qualidade para que sejam recriados e
Engordados a fim de fornecer boas carcaças ao frigorífico, chegando até a ponta final da cadeia, que é o consumidor.

A empresa cria Angus, faz inseminação nas novilhas, entrega para parceiros de cria e recebe os bezerros para recriar. A fazenda ainda usa subprodutos da região, como caroço de algodão, feno de sementeira, além de sorgo e milho, que compõem a dieta dos animais. “Em resumo, o propósito da Captar é manter o animal bem, integrando toda a cadeia”, detalha Olavo Bottino, médico veterinário e técnico do Confina Brasil.

Uma das tecnologias utilizadas pela Captar é a dieta Fast, da Nutron. A parceria já ocorre há 4 anos. A dieta proporciona baixo volumoso na ração, facilitando o manejo operacional.

A expedição Confina Brasil também esteve na Fazenda Nova Terra, em Cotegipe (BA), da Agropecuária Jacarezinho, referência na pecuária de corte, que tem o rebanho no programa de melhoramento genético DeltaGen, da raça Nelore. Com sistema de produção a pasto, autossustentável, tecnificado e competitivo, a AJ é uma das líderes do país em produção de touros.

“Conhecemos o touro Lítio AJ, reprodutor que é uma lenda da genética Nelore. O touro, com mais de 15 anos de idade e atualmente aposentado na fazenda, teve cerca de 500 mil doses de sêmen produzidas e comercializadas”, destaca Eduardo Henrique Seccarecio, engenheiro agrônomo e analista de mercado da Scot Consultoria, participante da expedição Confina Brasil.

O confinamento está localizado na região de transição do cerrado para a caatinga, em que o volume de chuvas fica em torno de 600 a 700 milímetros por ano, sendo a questão hídrica uma condição bem restritiva. A Jacarezinho, mesmo intensificada, trabalha com lotação baixa na pastagem: abaixo de 0,7 UA/ha. O confinamento, para 4 mil cabeças estáticas é estratégico e usado como ferramenta para preparar parte dos touros para leilão.

“Vimos uma linha inteira de touros, já vendidos, e outra linha, com touros comercializados no leilão. Percebemos um preparo diferenciado para que os touros cheguem ao leilão em boas condições. Além disso, a AJ também confina vacas de descarte e tourinhos que não se enquadraram na avaliação genética (CEIP). Assim, o gado comercial de abate tem um padrão genético excelente”, relata Seccarecio.

A expedição Confina Brasil tem patrocínio ouro da BRA-XP, Elanco, Casale, Nutron e UPL; além de patrocínio prata da AB Vista, Associação Brasileira de Angus, Barenbrug, Beckhauser, Confinart, GA (Gestão Agropecuária), Inpasa e Zinpro. A expedição conta ainda com o patrocínio da montadora Fiat e apoio institucional da Assocon, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Informática, Hospital de Amor de Barretos e Sociedade Rural Brasileira.

Mais informações no portal www.confinabrasil.com e Instagram @confinabrasil

Fonte: Confina Brasil

Crédito: Divulgação Confina Brasil/Agromovies

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Remar Cidadão precisa da participação dos cidadãos para avaliação e aprimoramento das previsões de andadas e das normativas de defeso dos caranguejos nos anos futuros
Para especialistas, desempenho exportador das carnes neste início de 2022 é bastante satisfatório, mas o preço da carne suína registra queda anual próxima de 10%
Também nos bovinos, os nutrientes desempenham funções essenciais no organismo; então, atenção para quando ele faltarem na forragem oferecida, Carência muito comum no País
Os dados constam do banco da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), entidade mais antiga de registro de animais de raça do país