Search
Close this search box.

Instituto de Zootecnia leva patrimônio genético em bovinos de corte para a ExpoGenética 2023

21 de agosto de 2023

Instituto lança, no evento, edição 2023 de seu Sumário de Touros e Matrizes Nelore
Compartilhe no WhatsApp
Instituto de Zootecnia leva patrimônio genético em bovinos de corte para a ExpoGenética 2023

Já pensou em ter bois ganhando mais peso com menos alimento e poluindo menos o ambiente? Com isso em mente, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, seleciona, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento Bovinos de Corte, em Sertãozinho, reprodutores com alto valor genético para peso, ganho de peso, e eficiência alimentar.

Este patrimônio genético será demonstrado na ExpoGenética 2023, 16ª edição da maior feira de genética zebuína do mundo, que acontece de 19 a 28 de agosto de 2023, em Uberaba/MG. Durante o evento, no dia 21, será lançado o Sumário Touros e Matrizes Nelore-IZ 2023, onde são publicados os resultados da avaliação genética dos rebanhos Nelore-IZ, com as diferenças esperadas na progênie (DEPs) dos touros, potenciais touros e machos jovens com 24 meses de idade, além das DEPs de matrizes que foram selecionadas para serem doadoras de oócitos em programas de fertilização in vitro.

Segundo a pesquisadora do IZ Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, todos os anos o Instituto realiza essa avaliação, que é bastante aguardada pelo setor. “Para a avaliação genética dos rebanhos Nelore-IZ utilizamos todas as informações disponíveis sobre o animal: fenótipo próprio e de seus parentes, genótipo, herdabilidade e correlações com outras características, além das informações do ambiente que o animal foi criado”, relata.

Este ano o Sumário Touros e Matrizes Nelore-IZ traz DEPs de 12 características importantes para o melhoramento dos rebanhos visando a sustentabilidade da pecuária, ou seja, para o uso de reprodutores com alto valor genético para crescimento e ganho de peso, fertilidade e eficiência alimentar.

Sobre a ExpoGenética 2023

Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a ExpoGenética chega a sua 16ª edição. O evento, tradicionalmente utilizado para demonstração e comercialização de animais geneticamente superiores, lançamento de Sumários de Touros e apresentação de novidades técnico-científicas, reúne os principais programas de melhoramento genético e criadores de raças zebuínas do Brasil.

Touros, matrizes e trabalhos do IZ estarão expostos durante toda a Feira, noPavilhão 37. Venha visitar!

Serviço

Lançamento do Sumário Touros e Matrizes Nelore- Instituto de Zootecnia -IZ 2023

Data: 21 de agosto de 2023

Local: 16ª Expogenética – Parque Fernando Costa, Uberaba/MG.

Por IZ

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor
Produção de frangos e ovos é destaque no Distrito Federal. A grande demanda da região por produtos de origem animal resulta nos quase 6 mil produtores cadastrados na Emater-DF
A Pecuária é responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossense
Comitivas internacionais da América Latina, África e Ásia são esperadas no Parque da Gameleira