Herbicida FICO tem registro aprovado pela Anvisa

8 de novembro de 2022

Anvisa aprovou registro do herbicida FICO para as culturas de alho e cebola
Compartilhe no WhatsApp
Herbicida FICO tem registro aprovado pela Anvisa
O FICO é similar ao Totril, um dos agroquímicos mais importantes para o desenvolvimento do alho e cebola – Foto: Divulgação/Anapa

O herbicida à base de octanoato de ioxinila para o controle de ervas daninhas nas lavouras de alho e cebola foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Comercialmente denominado como FICO, o produto será comercializado pela empresa GreenUp Solutions, que contou com o apoio das associações nacionais do alho (Anapa) e cebola (Anace) na aprovação desse registro junto ao Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama.

“Trabalhamos intensamente para acelerar a liberação desse produto, considerando a sua importância para os produtores brasileiros”, destacou o presidente da Anapa e Anace, Rafael Corsino.

O FICO é similar ao Totril, um dos agroquímicos mais importantes para o desenvolvimento dessas culturas e que foi retirado do mercado pela fabricante há mais de um ano. Sem um produto eficiente para fazer o controle correto de ervas daninhas nas lavouras, a remoção das plantas invasoras está sendo feita manualmente, o que tem gerado um aumento do custo de produção.

FICO para alho e cebola

Com a aprovação do registro, a expectativa é que esse novo produto esteja disponível na próxima safra, contribuindo para o aumento da produtividade de alho e cebola no mercado brasileiro.

“Agradecemos o incansável apoio da Anapa e Anace na aprovação do herbicida FICO. O trabalho dessas associações fortalece e engrandece o nosso agronegócio, merecendo, portanto, todo nosso reconhecimento e parceria”, afirmou o representante da GreenUp Solutions, Bruno Rossi Alves, em carta enviada à Anapa e Anace.

Fonte: Anapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Setor de frutas teve crescimento financeiro de 13%, em relação a 2023 e o aumento do dólar contribuiu para as vendas ao exterior
Estimativa é de que o valor passe de estimados US$ 25,8 bilhões em 2024 para US$ 33,6 em 2029; Hortifruti Cepea analisa que o consumo no Brasil vai ampliar mais em receita do que em volume
IFPA oferece campanha digital para aumentar consumo das frutas
Produtores da região serão incluídos no plano setorial de adaptação e baixa emissão de carbono na agropecuária