Festival Internacional do Cavalo Lusitano 2024

6 de dezembro de 2024

Dando a largada às comemorações dos 50 anos da ABPSL, o evento traz o Concurso de Modelo e Andamentos entre 5 e 7/12, e faz parte das atrações do CDI/CAN da Coudelaria Rocas do Vouga, em Itu (SP), que segue até domingo (8)
Compartilhe no WhatsApp
Festival Internacional do Cavalo Lusitano 2024
Apresentados à mão, fêmeas e machos de 1 a 3 anos disputam a faixa de grande campeã (ão) jovem. Na foto, Sultão VS EUA, campeão da 2ª categoria em 2023 em apresentação de César Marques e representando a Sons of the Wind Farm, dos Estados Unidos (Foto: Ney Messi/ABPSL)

É na sede do mais premiado criatório do Puro Sangue Lusitano no Brasil que o Festival reúne uma tropa de elite da raça que será avaliada por um trio de juízes internacionais vindos de Portugal.
Promovido pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), o Festival promove o Concurso de Modelo e Andamentos a partir dessa quinta-feira (5) às 15hs30, com o julgamento das fêmeas, divididas por categoria de idade. No mesmo dia será eleita a Grande Campeã Fêmea Jovem, título disputado entre as campeãs de 1, 2 e 3 anos hípicos, desde que contempladas com medalha de ouro.


Na sexta-feira (6), a partir das 14hs, se define o título de Grande Campeã Fêmea Adulta, dos campeões machos por categoria de idade, Grande Campeão Macho Jovem e Grande Campeão Macho Adulto.


No sábado (7), às 13hs, os grandes campeões retornam para a pista para a ultima fase do Concurso de Modelo e Andamentos: os grandes campeões jovem e adulto (fêmea e macho) disputam os títulos de Grande Campeã Fêmea e Grande Campeão Macho, e entre esses, agora sem distinção de gênero, o mais cobiçado dos títulos do Festival PSL, de Campeão (ou Campeã) dos Campeões, honraria que mostra o quão esse animal corresponde as exigências do padrão racial do cavalo Lusitano. E traz fama também, com resultados de valorização de sua genética no mercado.


Forma o júri do Concurso de Modelo e Andamentos os juízes internacionais Rui Rosado, Rui Almeida e Tiago Gomes, todos de Portugal.
Outra atração do Festival do Cavalo Lusitano é a “Aprovação de Garanhões” que acontece na quinta-feira (5) às 20hs. É um momento importante para os criatórios, uma vez que a avaliação positiva pode habilitar um novo reprodutor para o plantel. Integram o juri Rui Almeida, de Portugal, José de Mattos Rebouças Neto e Raul Antonio de Maura Silva, respectivamente, superintendente do studbook e presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABPSL.


A funcionalidade do Puro Sangue Lusitano tem nas competições de Adestramento (Dressage) sua vitrine maior. Protagonista na modalidade no Brasil em número de participação em eventos promovidos pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Federação Paulista de Hipismo (FPH), a raça marca forte presença nos concursos internacional e nacional (CDI3/2/1* e CAN) promovidos pela Coudelaria Rocas do Vouga, CBH e FPH, com o CDI chancelado pela Federação Equestre Internacional (FEI).

Foto 2 Orvalho Mito do Vouga com Manuel veiga Campeao dos Campeoes em 2023
Festival Internacional do Cavalo Lusitano 2024

Fêmeas nascidas até junho de 2021 e machos com 4 ou mais anos serão apresentados montados e disputam a faixa de grande campeã (âo) adulto. Na foto, o Campeão dos Campeões do Festival PSL 2023, Orvalho Mito do Vouga com Manuel Veiga (Foto: Ney Messi/ABPSL)


Concurso de Dressage Internacional (CDI3, 2 e 1) Com amazonas e cavaleiros tops brasileiros com atuação aqui e no exterior, além de convidados estrangeiros, o Concurso de Dressage Internacional Rocas do Vouga será disputado durante três dias e em três diferentes séries: 3 (Big Tour), 2* (Medium Tour) e 1* (Small Tour).

Na sexta-feira (6) acontece o Prêmio São Jorge (1), Intermediária A (2) e Grand Prix (3). No sábado (7) a Intermediária I (1), Intermediária B (2) e GP Special (3). No domingo (8) as provas em estilo livre encerram a programação com a Intermediária I Freestyle (1), Intermediária B Freestyle (2) e GP Freestyle (3*).
Concurso de Adestramento Nacional (CAN)
Competidores profissionais abrem a pista na quarta-feira (4) competindo nas séries Elementar, Preliminar, Média I e II e Forte I. Eles retornam no dia seguinte para a segunda prova e definição do vencedores de cada série.

Foto 3 Joana e Intef Interagro
Festival Internacional do Cavalo Lusitano 2024

O CDI3*/2*/1* Rocas do Vouga reúne atletas top em atuação no país e no exterior. Na foto, a alema Joana Marie Sliwik e Intef Interagro que estreia no Bigl Tour (Foto: Ney Messi/ABPSL)


Amazonas e cavaleiros amadores, que competem na Aberta, estreiam na manhã de sexta-feira (6), divididos pelas séries Elementar, Preliminar, Média I e II, Forte I e I, além de Mini-mirim e Amador Top. A mesma turma volta à disputa no domingo (8) para definição dos títulos.
A nova geração de atletas que competem nas categorias Mirins, Junior e Jovem Cavaleiro iniciam a jornada rumo ao pódio no sábado (7) a partir das 08hs e fecham a participação no domingo (8) a partir das 10hs.


Cavalos Novos


Assistir em pista a nova geração de animais da Dressage é um dos momentos especiais na programação esportiva, e vários produtos de ferro Vouga serão montados por atletas estrangeiros, convidados dos anfitriões.


Dividida nas categorias de 4, 5, 6 e 7 anos, a série Cavalos Novos começa a ser disputada na quinta-feira (5), depois do CAN dos profissionais, e retorna no sábado (7), depois da definição dos títulos Mirim, Junior e Jovem Cavaleiro.


No juri do CDI/CAN Rocas do Vouga estarão atuando um estrelado grupo de juízes da FEI, alguns com atuação em Jogos Olímpicos e Mundiais: Peter Holler (Alemanha), Isobel Wessels (Grã-Bretanha), Christof Umbach (Luxemburgo), Irina Maknami (Palestina, mas pela Federação Russa), os argentinos César Lopardo Grana e Sandra Smith Oliveira Martins (presidente do júri) e o Cel. Márcio Navarro de Camargo (Brasil).


Leilão Rocas do Vouga Special Edition
A segunda edição do pregão presencial da Coudelaria Rocas do Vouga acontece no sábado (7) às 16hs, com oferta de um “grupo seleto de animais, entre eles estreantes bem sucedidos nas pistas de Dressage”, observa Orpheu Ávila Junior, diretor do evento.


Entre as ofertas do “Leilão Rocas do Vouga Special Edition”, Ávila destaca, entre os animais selecionados na Coudelaria Rocas do Vouga, Quespetáculo do Vouga, campeão em 2024 da Taça São Paulo e vice da Taça Brasil na Elementar Profissional, além de campeão em concurso de Modelo e Andamentos, e animais promissores que estrearam na Dressage em 2024 com direito a vitória como Rheal do Vouga, campeão na Preliminar Profissional e o já experiente Peregrino do Vouga. Ávila destaca ainda animais de outros ferros: Pirata Santana, campeão na série Cavalos Novos 6 anos, Joy HCI, vencedor do Prêmio São Jorge e Gabarito HI, campeão brasileiro sênior 2022.


A empresa leiloeira é a IGS Leilões e no comando do martelo vai estar o experiente Eduardo Vaz.

Por Rute Araujo

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A edição 2024 do levantamento, que completa 28 anos, revela crescimento na captação das principais empresas. O estudo é uma realização da ABRALEITE, com apoio de entidades do setor e patrocínio da ABS Brasil.
Cuidado com bezerras impacta positivamente a produtividade na idade adulta  
Representantes dos países confirmados se reuniram com a ABCS, em formato online, para debater detalhes e estratégias da agenda, no dia 27 de março, no Brasil
Processo liderado pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack e Embrapa Gado de Leite busca melhorar exemplares da raça em aspectos como tolerância ao calor