Search
Close this search box.

Aumentam exportações de carne bovina do Brasil aos EUA

3 de julho de 2021

Relações comerciais tumultuadas entre China e Austrália promoveram maior importação chinesa da carne bovina dos Estados Unidos e abriram espaço para o Brasil incrementar as exportações aos norte-americanos
Compartilhe no WhatsApp
Aumentam exportações de carne bovina do Brasil aos EUA

As tensas relações comerciais entre China e Austrália levaram os importadores chineses a comprar mais carne bovina dos Estados Unidos, abrindo espaço para o Brasil aumentar as exportações para os Estados Unidos, mostram dados comerciais. 

A tendência ajuda a JBS SA (JBSS3.SA), Marfrig Global Foods SA (MRFG3.SA) e Minerva SA (BEEF3.SA) , que possuem várias fábricas aprovadas para embarcar produtos para os Estados Unidos e podem se beneficiar de mais licenças de exportação. 

Nos cinco meses até maio, os embarques de carne bovina brasileira ao mercado norte-americano aumentaram 165,6%, para 33,8 mil toneladas, segundo o lobby brasileiro de carne bovina Abiec. As exportações aumentaram 186% somente em maio, tornando os Estados Unidos o terceiro maior comprador estrangeiro da carne bovina brasileira. 

Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que os Estados Unidos venderam 48.292 toneladas de carne bovina à China de janeiro a abril, um forte aumento em relação a 3.255 toneladas no mesmo período de 2020. 

“Esperamos que os EUA direcionem parte de sua carne para a China para compensar a redução nas exportações da Austrália para aquele país”, disse Lygia Pimentel, diretora da consultoria de agronegócio Agrifatto, em nota à Reuters. “Com isso, o Brasil acaba ganhando espaço no mercado americano.” A diretora ainda diz que “a exportação de carne suína do Brasil para os Estados Unidos também pode se beneficiar com a tendência”. 

Segunda Lygia Pimentel, “a JBS tem 12 unidades autorizadas a exportar para os Estados Unidos e está buscando formas de expandir esse comércio”. 

Liberada planta da Marfrig no Estado de Rondônia 

Na semana passada, o Ministério da Agricultura do Brasil liberou uma planta da Marfrig no estado de Rondônia para exportação aos Estados Unidos. Essa unidade e outra no Rio Grande do Sul aguardam agora a aprovação das autoridades norte-americanas para iniciar as exportações. 

A Marfrig disse que já exporta carne bovina in natura e processada para os Estados Unidos de quatro fábricas no Brasil. 

Enquanto isso, a rival Minerva foi autorizada, também na semana passada a exportar cozidos e congelados para o mercado americano a partir de uma unidade no Estado de São Paulo, sexta fábrica da empresa liberada para exportação de carne bovina aos Estados Unidos. 

Fonte: Abiec, Agrifatto, com apoio da Reuters 
Crédito da foto: Divulgação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Em seu relatório mais recente sobre oferta e demanda, divulgado em 11 de abril, o USDA estimou que a colheita brasileira atingirá 155 milhões de toneladas, o mesmo número apresentado no mês anterior
Desde janeiro de 2023, o governo brasileiro garantiu uma significativa expansão do comércio sem o fechamento de nenhum mercado para o Brasil
O número total de cabeças passou de 20,5 milhões para 25,4 milhões. Tem se destacado no Estado a criação de bubalinos, com alta de 43,27% no período.