Exportações: ABPA promove campanha de imagem na Coreia do Sul

A campanha é focada em exaltar atributos da carne de frango e da carne suína do Brasil, como qualidade e o status sanitário da produção
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Exportações ABPA promove campanha de imagem na Coreia do Sul
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A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Embaixada Brasileira em Seul, iniciou no dia 29 de junho uma campanha de imagem focada no mercado consumidor da Coreia do Sul. 

Focada em exaltar atributos da carne de frango e da carne suína do Brasil – como a qualidade dos produtos e o status sanitário da produção brasileira – a campanha contará com 362 telas de mobiliário urbano, instalados nas movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana. 

Para isto, foram escolhidos 17 locais estratégicos de Seul, como a famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy. 

A ação deverá durar cerca de um mês. O Embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luís Henrique Sobreira Lopes e o Adido Agrícola, Gutemberg Barone, participaram da cerimônia de lançamento. 

A campanha da ABPA acontece logo depois do reconhecimento dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, segundo e terceiro principais produtores de carne suína do Brasil – como áreas livres de aftosa sem vacinação. O status obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reforça a qualidade e a sanidade do produto brasileiro exportado, especialmente para alguns mercados de alto valor, como é o caso da Coreia do Sul. 

A Coreia do Sul é, atualmente, o quarto principal importador mundial de carne suína, com 570 mil toneladas, equivalente a cerca de US$ 1,38 bilhão ao longo de 2020 – atrás apenas de China, Japão e México. O Brasil ainda possui uma baixa participação no mercado – cerca de 5 mil toneladas exportadas no mesmo período. Hoje, somente Santa Catarina embarca produtos para as gôndolas coreanas, situação que pode ser incrementada com a possível entrada de exportadores gaúchos e paranaenses neste mercado. 

Brasil de olho nas exportações 

“É preciso ainda um certo tempo até o reconhecimento da Coreia do Sul sobre este status, mas o reconhecimento do país para a certificação da OIE tem potencial de elevar nossa capacidade de fornecimento para estes mercados, gerando oportunidades novas e valiosas para os exportadores brasileiros. A ação de imagem ocorre neste contexto, em que reforçamos à comunidade Sul-Coreana nossas intenções em fornecer ao país produtos seguros e de alta qualidade”, ressalta Ricardo Santin, presidente da ABPA. 

O Brasil é o maior fornecedor de carne de frango para a Coreia do Sul, em números bastante representativos. Cerca de 80% da carne de frango importada pelo país é proveniente do Brasil. Ao todo, foram embarcadas para lá 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. O país é o 8° entre os maiores importadores de carne de frango do Brasil. 

A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos.  

A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais. 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/MAPA) em parceria com o MRE mantém desde 2018 um Adido Agrícola na Embaixada do Brasil em Seul, buscando fortalecer e ampliar as exportações do agronegócio para a Coreia do Sul. O agronegócio brasileiro exportou cerca de US$ 2,2 bilhões para a Coreia em 2020, o que colocou o país como 5º destino das exportações atrás apenas de China, UE-27, Estados Unidos e Japão. 

Fonte: ABPA
Crédito da foto: Divulgação

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