O Cavalo Crioulo marcará presença nas pistas da ExpoGrande 2025, em Campo Grande Mato Grosso do Sul, nesta semana. O Parque de Exposições Laucídio Coelho/ACRISSUL receberá, na sexta-feira (4/4) e no sábado (5/4), mais uma etapa da Exposição Passaporte de Outono 2025. Promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) do Mato Grosso do Sul, a seletiva morfológica do ciclo classificará oito exemplares – quatro machos e quatro fêmeas – para a Final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer 2025, que ocorrerá de 26 a 31 de agosto, na Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Sob o comando do jurado Luciano Corrêa Passos e do auxiliar Felipe Ribeiro Morais, o Passaporte, projeta o presidente do NCCC do MS, Roberto Diedrich, deve ser de alto nível. “A expectativa é fazer um evento maravilhoso como foi o do ano passado”, afirma. Esta é a 10ª edição da etapa realizada em Campo Grande.
Expansionista da ABCCC na região, Lucas Corrêa Lau reforça que, nos últimos anos, além de receber animais de outros estados, a prova tem apresentado crescimento no número de expositores locais e alta qualidade de seus exemplares em pista. “Cada vez mais eles vêm participando e sendo competitivos. No ano passado, por exemplo, apesar da forte presença de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul, tivemos animais classificados para a Final da Morfologia em Esteio, tanto machos quanto fêmeas, da Região 8”, acrescenta.
Além do Passaporte será realizada, durante a ExpoGrande, a 4ª edição do Redomão Crioulo do MS. O evento ocorrerá em paralelo ao 1 Ano de Freio e Freio do Proprietário na quarta e quinta-feira (2 e 3/4). “Neste ano, o Redomão integra o primeiro Circuito da Região 8 de Doma, que contará com uma etapa exclusiva para os participantes das etapas do circuito”, explica Lau.
Você poderá acompanhar ao julgamento ao vivo, através da transmissão no Canal Oficial do Cavalo Crioulo no YouTube. Sua companhia será o médico veterinário João Paulo Miolo Santos.
Por Cavalo Crioulo
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil