Search
Close this search box.

Equídeos – Campanha de atualização já cadastrou mais de oito mil animais

7 de julho de 2023

Três meses após o início da campanha, o número passou para 312.165 (trezentos e doze mil, cento e sessenta e cinco).
Compartilhe no WhatsApp
Equídeos – Campanha de atualização já cadastrou mais de oito mil animais

Desde o mês de abril, quando foi publicada a Resolução SAA nº 15, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), vem orientando proprietários e todos àqueles que a qualquer título tenham equídeos em seu poder ou guarda a realizarem a atualização de seus rebanhos. A partir disso, dados do sistema informatizado de Gestão Animal e Vegetal (GEDAVE) emitidos nesta segunda-feira (3), apontam que mais de oito mil animais já foram cadastrados desde a data da publicação da resolução em 11 de abril.

Em abril, o número de animais cadastrados era de 303.347 (trezentos e três mil, trezentos e quarenta e sete). Três meses após o início da campanha, o número passou para 312.165 (trezentos e doze mil, cento e sessenta e cinco).

O cadastro, que vai ser o censo da população, visa obter informações acerca das espécies, sexo e faixa etária e propriedade ou local onde se encontram.

De acordo com a Resolução, os proprietários têm 180 dias a partir da publicação para atualizarem ou efetuarem seus cadastros, prazo que finda no dia 11 de outubro.

“O cadastro dos proprietários de equídeos e a atualização do número de animais em posse de cada um é de extrema importância para a garantia da sanidade desta importante cadeia produtiva e a CDA vem intensificando a divulgação para que tenhamos todos cadastrados no sistema até o termino desta campanha”, relata o médico-veterinário Affonso dos Santos Marcos, diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA).

Para a atualização do cadastro no sistema informatizado de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), o proprietário deve preencher o formulário que pode ser acesso em Link e entregá-lo, preferencialmente por e-mail e em formato digital em uma das unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) mais próxima.

Os endereços das 40 regionais da Defesa Agropecuária e demais contatos podem ser acessados em Link.

Por Felipe Nunes

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Uma vacina capaz de ajudar o criador de caprinos e ovinos a controlar a verminose, principal problema sanitário desses rebanhos no Brasil, foi validada pela Embrapa em animais da região Nordeste e apresentou um nível de eficácia entre 80% e 90% nos ovinos, e entre 60% e 70% nos caprinos.
Somado à complexa conjuntura global, o recuo das importações chinesas de leite tem mantido os preços internacionais estáveis, mas abaixo da média histórica.
Ambiente de negócios aponta para encurtamento das escalas de abate, o que pode levar ao maior apetite de compra
Pelo decreto, laticínios ou cooperativas que comprarem leite no Brasil poderão ser beneficiadas com até 50% de créditos presumidos.