Desde o mês de abril, quando foi publicada a Resolução SAA nº 15, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), vem orientando proprietários e todos àqueles que a qualquer título tenham equídeos em seu poder ou guarda a realizarem a atualização de seus rebanhos. A partir disso, dados do sistema informatizado de Gestão Animal e Vegetal (GEDAVE) emitidos nesta segunda-feira (3), apontam que mais de oito mil animais já foram cadastrados desde a data da publicação da resolução em 11 de abril.
Em abril, o número de animais cadastrados era de 303.347 (trezentos e três mil, trezentos e quarenta e sete). Três meses após o início da campanha, o número passou para 312.165 (trezentos e doze mil, cento e sessenta e cinco).
O cadastro, que vai ser o censo da população, visa obter informações acerca das espécies, sexo e faixa etária e propriedade ou local onde se encontram.
De acordo com a Resolução, os proprietários têm 180 dias a partir da publicação para atualizarem ou efetuarem seus cadastros, prazo que finda no dia 11 de outubro.
“O cadastro dos proprietários de equídeos e a atualização do número de animais em posse de cada um é de extrema importância para a garantia da sanidade desta importante cadeia produtiva e a CDA vem intensificando a divulgação para que tenhamos todos cadastrados no sistema até o termino desta campanha”, relata o médico-veterinário Affonso dos Santos Marcos, diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA).
Para a atualização do cadastro no sistema informatizado de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), o proprietário deve preencher o formulário que pode ser acesso em Link e entregá-lo, preferencialmente por e-mail e em formato digital em uma das unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) mais próxima.
Os endereços das 40 regionais da Defesa Agropecuária e demais contatos podem ser acessados em Link.
Por Felipe Nunes
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil