O AGRONEGÓCIO MAIS PERTO DE VOCÊ

E a batalha continua no mercado de ovos

Preços de comercialização de ovos em declínio enquanto o custo de produção mostra crescimento constante
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Áudio

A situação do avicultor de postura comercial vai ficando cada vez mais insustentável com os preços de comercialização de ovos apresentando declínio enquanto o custo de produção mostra crescimento constante. 

Isso fica bem claro no acompanhamento do preço médio recebido pelo avicultor a partir do ano passado e o valor dispendido para aquisição da principal matéria-prima utilizada na alimentação do plantel avícola. 

Com a expressiva evolução do milho a partir do segundo semestre do ano passado, a relação entre os produtos foi estreitando e essa proximidade já sinalizava enormes prejuízos para os avicultores. 

Em janeiro deste ano a situação piorou ainda mais com a queda nos preços de comercialização da caixa de ovos e o aumento na cotação do milho, que impuseram prejuízos ainda maiores aos avicultores. Pela primeira vez no período analisado, o preço médio de aquisição do milho superou o recebido na venda da caixa de ovos. 

Maio: preço médio da saca do grão supera o recebido na comercialização da caixa no mercado de ovos

A partir da forte evolução nos preços dos ovos em fevereiro, o avicultor somente diminuiu a margem negativa, pois, mesmo assim, não chegou a superar o custo de produção. E, infelizmente para o avicultor, a partir de então os preços vieram decrescendo e, em maio, já apresentam valor médio recebido novamente insuficiente para adquirir uma saca de milho. 

E a tendência é dessa margem negativa permanecer e até se alongar até o encerramento do mês com os preços valorizados da matéria-prima e a fragilidade e baixa de preços que atingem o mercado de ovos. Por ora, o preço médio diário recebido na caixa de ovos brancos se encontra em R$103,00, enquanto o valor de aquisição da saca de milho no interior paulista atinge R$108,00. 

Fonte: OvoSite
Crédito da foto: Divulgação/Canva

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil