Destaques no Sumário 2021 do Gir Leiteiro

Sumário de Touros do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro da ABCGIL e da Embrapa acaba de ser divulgado
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Destaques no Sumário 2021 do Gir Leiteiro
Áudio

O Sumário de Touros do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e da Embrapa acaba de ser divulgado. E, os resultados lançados demonstram que a bateria de touros da Alta Genetics é um dos grandes destaques do Sumário 2021.  

 “Dentre os seis melhores touros para leite, com sêmen disponível, 50% estão na Alta. O Sumário é claro em mostrar que mantemos liderança, e, sempre apresentamos a maior e a melhor bateria de Gir Leiteiro do mercado”, é o que afirma o Gerente de Produto Leite Nacional da Alta, Guilherme Marquez 

Ainda segundo Marquez, outro dado importante é que na seleção dos 25% melhores touros para leite, também com sêmen disponível, 41% estão na Alta. “Temos muito mais touros classificados entre os melhores, o que demonstra a qualidade do trabalho e a diversidade de linhagens”, complementa.   

Novidade no Sumário 2021 Gir Leiteiro

Conduzido há 36 anos por meio de uma parceria entre a Embrapa e a ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), com o apoio técnico da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) envolve também a colaboração de diversas instituições públicas e privadas do país.  

A grande novidade deste ano é que os resultados são únicos e comparáveis entre o PNMGL e o PMGZ Leite. A ABCZ sempre foi importante parceira, mas para o Sumário 2021 houve uma maior aproximação entre as equipes técnicas, fazendo com que as avaliações fossem feitas de forma colaborativa.  

Assim, agora há um balizamento único para processos seletivos e para o mercado de compra e venda, em termos de predições genéticas. “Esse fator trouxe mais facilidade para os criadores em direcionar os acasalamentos dentro dos rebanhos, evitando possíveis confusões e direcionando sempre para o mesmo foco, que é o melhoramento genético”, finaliza Marquez 

Os touros destaque da Alta, para leite são: CK Opercus; Gim Fiv do Basa; Iva Fiv de Brasília; Jaguar TE do Gavião; Hussan DP; Pradesh dos Poções e Ele do Sucesso.  

Abaixo, mais dados de destaque trazidos pelo Sumário do Gir Leiteiro 2021:  

  • TOP 10% de PTA* idade ao primeiro parto 

40% dos touros estão na Alta 

  • TOP 10% de PTA* proteína 

41% estão na Alta  

  •  TOP 10% de PTA* gordura  

41% estão na Alta 

  •  TOP para o índice produção da raça Gir Leiteiro 

44% estão na Alta  

 *PTA (Predicted Transmission Ability) – tradução – “Capacidade Prevista de Transmissão”. 

Fonte: Assessorias Embrapa e Alta Genetics
Crédito da foto: Divulgação

Leia outras colunas no portal MAB

 

Relacionadas

Veja também

Canchim, a raça sintética proveniente do Charolês (francês) e do Nelore (brasileiro) integra banco de dados do Promebo.
Já no parto, o coto umbilical precisa cicatrizar de forma correta para evitar problemas futuros aos animais e prejuízos ao pecuarista.
Em tempos onde o preço da produção do leite sobe menos que os custos, nutrição de qualidade e assistência técnica ajudam a manter alta produtividade
Entre tantas,mais uma pesquisa comprova que ingerir mais “ouro branco”, a gordura láctea, oferece menor risco de doenças cardíacas.