Search
Close this search box.

Copacol: Dedicação à piscicultura garante excelentes resultados

13 de agosto de 2023

No sistema de produção de tilápias da Copacol, o produtor é premiado conforme o desempenho na atividade
Compartilhe no WhatsApp
Copacol Dedicação à piscicultura garante excelentes resultados

Copacol1 e1691761655456

No sistema de produção de tilápias da Copacol, o produtor é premiado conforme o desempenho na atividade: uma forma de motivar e ao mesmo tempo valorizar os bons resultados obtidos diante do trabalho que é realizado na propriedade.

Arlindo Pezenti, cooperado de Nova Aurora, é o produtor destaque do mês de julho com a melhor conversão alimentar. Com os peixes entregues no período, ele obteve uma conversão de 1,332 Kg.
Também se destacaram neste critério os piscicultores de Cafelândia: Maria Nilse dos Santos Rademah Filippi, com 1,383 e Arno Martinho com 1.391 Kg.

Copacol2 e1691761682749
Continua depois da publicidade

O crescimento diário dos peixes também é um critério utilizado pela Cooperativa para avaliar os melhores resultados do mês. As tilápias entregues pelo cooperado do município de Toledo, Darci Silvestre Eckert, alcançaram a melhor média diária de crescimento, com 3.53 gramas, enquanto que os peixes entregues pelo produtor Lindemar Cassol de Cafelândia cresceram 3.42 gramas por dia e, logo em seguida, está o produtor Arno Martinho, com 3.34 g.

Arno Martinho também se destacou no critério rendimento de filé com 38.01%., Onicio Lemes de Corbélia com 37.90% e Nelson Jasper de Cafelândia com 37.64%.

Copacol3 e1691761708447

Copacol

Jorge Luiz Brustolin, colaborador responsável pelos manejos diários com as tilápias na propriedade do cooperado Arlindo Pezenti, afirma que a rotina de trabalho na piscicultura já vem de muitos anos, mesmo antes de se integrar à Copacol. Ao comemorar o resultado, Jorge lembra das dificuldades de quando trabalhava sem nenhuma orientação, com os altos custo de produção, sem nenhuma garantia de recebimento pelo produto final. “Com a parceria da Copacol a realidade é outra. A Cooperativa nos dá segurança para que possamos produzir alicerçados por toda uma estrutura organizada e consolidada em todo o processo”.

Quem também está contente com o resultado é o extensionista, Ivan Lucas Beliski. “É gratificante ver o resultado do produtor, até porque no lote anterior ele foi muito bem e agora neste consolidou com essa excelente conversão alimentar o esforço do trabalho com a ajuda diária dos manejos”, destaca Ivan.

Fonte: Copacol

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Entre janeiro e junho, foi exportado quase o mesmo volume de peixes, em valores, de todo o ano passado
Doença em um aviário comercial no Rio Grande do Sul gerou fortes reflexos para os frigoríficos na B3
No periódico Current Microbiology, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos descreveram três cepas de bactérias do gênero Lactobacillus em queijos que podem beneficiar a saúde humana e atender às demandas da indústria queijeira