Search
Close this search box.

Controle biológico de pragas na cultura do milho é abordado em curso

25 de outubro de 2022

Curso sobre controle de pragas voltado para produtores rurais, agentes de assistência técnica e extensão rural, profissionais da área de Ciências Agrárias, universitários e outros acontece de 8 a 10 de novembro
Compartilhe no WhatsApp
Controle biológico de pragas na cultura do milho é abordado em curso
Curso será presencial no mês de novembro – Foto: Freepik

Localizada em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, a Embrapa Milho e Sorgo oferece entre os dias 8 e 10 de novembro o curso presencial “Controle biológico de pragas de milho – uma alternativa para os agricultores”. Voltado para produtores rurais, agentes de assistência técnica e extensão rural, profissionais da área de Ciências Agrárias, universitários e demais interessados em aprofundar o seu conhecimento em controle biológico de pragas de milho, a capacitação, com carga horária de 24 horas, será conduzida com foco na aplicabilidade do controle biológico, incluindo práticas de campo e de laboratório.

Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Ivan Cruz, um dos coordenadores do evento, o controle biológico de pragas agrícolas tem sido, em anos recentes, uma demanda da sociedade representada especialmente por consumidores e ambientalistas, preocupados com a saúde humana e ambiental. “Apesar do crescimento do setor de insumos biológicos no Brasil, ainda há muito o que fazer, notadamente no que diz respeito à inserção dos produtos no ambiente onde serão utilizados”, destaca.

Microrganismos, como fungos, bactérias e vírus, e macrorganismos, como muitas espécies de insetos e ácaros, compõem o portfólio de produtos comercialmente disponíveis no País.

“Quando utilizados, de acordo com as boas práticas agrícolas, são alternativas vantajosas para substituir produtos químicos no controle de pragas. Portanto, tomadas de decisões corretas, incluindo o uso de ferramentas de monitoramento e reconhecimento quantitativo e qualitativo das espécies de pragas, bem como a escolha correta do produto biológico a ser utilizado, são fundamentais para o sucesso do controle. E para tal sucesso, os agricultores precisam estar capacitados ou serem assessorados por consultores públicos ou privados”, reforça Ivan Cruz.

Curso Controle Biológico de Pragas de Milho

Controle biológico de pragas de milho – uma alternativa para os agricultores

Período: 8, 9 e 10 de novembro de 2022

Local: Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

Equipe de coordenação: Ivan Cruz, Ana Luisa Gangana de Castro, Clara Maria Santiago de Castro, Tatiane Teixeira de Melo, Sinval Resende Lopes (Embrapa Milho e Sorgo); Bianca Vique (Grupo Vittia)

Carga horária: 24 horas

Investimento: R$ 300, com direito ao certificado de participação e ao livro “Controle Biológico de Pragas de Milho”

Limite de vagas: 50

Link para inscrições: https://faped.conveniar.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=510

Para mais informações referentes ao curso: ivan.cruz@embrapa.br

Para mais informações referentes à inscrição: (31) 3177-9804 – camila.wada@faped.org.br

Fonte: Embrapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Em uma análise recente divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as projeções apontam para um futuro promissor para o agronegócio brasileiro, especialmente para o setor de milho.
A primeira safra de milho foi projetada em 26,8 milhões de toneladas em 2024, queda de 3,3% ante 2023.
O milho é um dos principais grãos produzidos no mundo, e o Brasil é um dos principais produtores e exportadores
O Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE) anunciaram a consolidação do Vietnã, Tailândia, Turquia e Nova Zelândia como mercados consumidores de farelos de milho e cereais utilizados como insumos para produção de proteínas, conhecido como DDG/DDGS.