Search
Close this search box.

Social Listening no Agronegócio

O social listening refere-se ao processo de monitorar e analisar ativamente as mídias sociais, fóruns, blogs e outros canais online.
Compartilhe no WhatsApp
Social Listening no Agronegócio

O social listening refere-se ao processo de monitorar e analisar ativamente as mídias sociais, fóruns, blogs e outros canais online para capturar as conversas e sentimentos dos usuários em relação a uma marca, produto, serviço ou setor específico. 

No contexto do agronegócio, essa abordagem não apenas permite uma compreensão mais profunda do mercado, mas também oferece oportunidades significativas para melhorar a produtividade e a tomada de decisões estratégicas.

Embora a prática de acompanhar o que está sendo dito online não seja uma novidade, a tecnologia que possibilita realizar o social listening de maneira mais eficaz e abrangente tem evoluído, tornando-se uma ferramenta cada vez mais valiosa para diversas indústrias, incluindo o agronegócio.

De forma prática, como aplicar o social listening no Agronegócio?

  • Identificação de padrões emergentes nas conversas online que podem indicar mudanças nas preferências do consumidor ou demandas de mercado.
  • Acompanhamento de novas tecnologias e práticas agrícolas discutidas pela comunidade online.
  • Monitoramento proativo de potenciais crises, como a disseminação de informações incorretas, mitigando o impacto à reputação da marca.
  • Implementação de melhorias com base no feedback recebido, aumentando a satisfação do cliente.

Por onde começar?

  1. Pesquisar e escolher a plataforma de social listening: a Hootsuite é uma das mais conhecidas.
  2. Elaborar um projeto piloto e fazer testes
  3. Estabelecer metas e acompanhar os KPIs
  4. Determinar as palavras-chave e hashtags específicas para a obtenção de dados mais precisos
  5. Utilizar as informações obtidas para alimentar o planejamento estratégico

Saber ouvir o cliente é fundamental em qualquer setor. Estar atento aos seus sentimentos, maneiras de se expressar em relação à marca, produto ou serviço faz toda a diferença e contribui de maneira expressiva no planejamento estratégico da empresa.

Por Demy Marcos

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Confiras as 10 dicas técnicas de SEO on-page para melhorar a posição do seu site nos mecanismos de busca.
Entenda as vantagens e o porquê é recomendável ter um blog para o seu agronegócio.