O social listening refere-se ao processo de monitorar e analisar ativamente as mídias sociais, fóruns, blogs e outros canais online para capturar as conversas e sentimentos dos usuários em relação a uma marca, produto, serviço ou setor específico.
No contexto do agronegócio, essa abordagem não apenas permite uma compreensão mais profunda do mercado, mas também oferece oportunidades significativas para melhorar a produtividade e a tomada de decisões estratégicas.
Embora a prática de acompanhar o que está sendo dito online não seja uma novidade, a tecnologia que possibilita realizar o social listening de maneira mais eficaz e abrangente tem evoluído, tornando-se uma ferramenta cada vez mais valiosa para diversas indústrias, incluindo o agronegócio.
De forma prática, como aplicar o social listening no Agronegócio?
- Identificação de padrões emergentes nas conversas online que podem indicar mudanças nas preferências do consumidor ou demandas de mercado.
- Acompanhamento de novas tecnologias e práticas agrícolas discutidas pela comunidade online.
- Monitoramento proativo de potenciais crises, como a disseminação de informações incorretas, mitigando o impacto à reputação da marca.
- Implementação de melhorias com base no feedback recebido, aumentando a satisfação do cliente.
Por onde começar?
- Pesquisar e escolher a plataforma de social listening: a Hootsuite é uma das mais conhecidas.
- Elaborar um projeto piloto e fazer testes
- Estabelecer metas e acompanhar os KPIs
- Determinar as palavras-chave e hashtags específicas para a obtenção de dados mais precisos
- Utilizar as informações obtidas para alimentar o planejamento estratégico
Saber ouvir o cliente é fundamental em qualquer setor. Estar atento aos seus sentimentos, maneiras de se expressar em relação à marca, produto ou serviço faz toda a diferença e contribui de maneira expressiva no planejamento estratégico da empresa.
Por Demy Marcos
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