Circuito Nelore de Qualidade conta com 525 animais

Confresa (MT) recebeu a 12ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, nos dias 11 e 12 de agosto.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Circuito Nelore de Qualidade conta com 525 animais
Etapa contou com bovinos de seis pecuaristas – Foto: Divulgação ACNB
Áudio

No total, seis pecuaristas levaram 525 machos não castrados para avaliação na unidade da Friboi. A etapa foi organizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT). O Circuito tem o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“A etapa de Confresa recebeu apenas machos. Observamos animais pesados e com boa cobertura de gordura. 98,7% deles pesaram mais de 18 arrobas, o que elevou a média para 22,1 arrobas, 64% possuíam cobertura de gordura mediana e 92% tinham até 4 dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade). Desses, 65% estavam com até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade)”, informa Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

A Fazenda Piraguassu, da Agropecuária Itaquerê do Araguaia (Porto Alegre do Norte/MT), ficou em 1º lugar no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos e recebeu a Medalha de Ouro. Esta é a segunda Medalha de Ouro consecutiva do criatório em Confresa. Com o resultado, a Agro Itaquerê assumiu a vice-liderança do Campeonato Nacional de Melhor Lote de Carcaças de Machos.

A Medalha de Prata foi para Juliano Cunha de Assunção Pinto, da Fazenda Vale dos Sonhos (Porto Alegre do Norte/MT). O criatório também recebeu a Medalha de Prata na mesma etapa em 2020. Plácido Ribeiro Vaz, da Fazenda Vila Rica (Vila Rica/MT), ficou com a Medalha de Bronze pela 3º colocação.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

Fonte: ACNB
Foto: Divulgação ACNB

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Canchim, a raça sintética proveniente do Charolês (francês) e do Nelore (brasileiro) integra banco de dados do Promebo.
Já no parto, o coto umbilical precisa cicatrizar de forma correta para evitar problemas futuros aos animais e prejuízos ao pecuarista.
Em tempos onde o preço da produção do leite sobe menos que os custos, nutrição de qualidade e assistência técnica ajudam a manter alta produtividade
Entre tantas,mais uma pesquisa comprova que ingerir mais “ouro branco”, a gordura láctea, oferece menor risco de doenças cardíacas.