Fechamento do verão sem chuvas no Centro-Sul do Brasil aumenta custo de produção do leite

6 de julho de 2021

Além dos preços dos insumos em valores elevados, os pecuaristas ainda enfrentam outro desafio. A seca!
Compartilhe no WhatsApp
Fechamento do verão sem chuvas no Centro-Sul do Brasil aumenta custo de produção do leite

As chuvas que deveriam chegar no final de março, ‘fechando o verão’, não apareceram para boa parte dos produtores no Centro-Sul do Brasil. Segundo os dados do Valor Econômico são esperados volumes de chuvas 67% abaixo da média histórica nesse verão por conta do fenômeno conhecido como La Niña.  

Dessa maneira, a falta de qualidade e disponibilidade de pastagens somada à alta nos custos de mineral e concentrado, de 1,26% em relação ao mês passado MoM e 0,35% MoM (CEPEA, 2021), respectivamente, aumentaram o custo de produção do leite.   

 “Por outro lado, durante o mesmo período foram observados aumento no preço do leite”, de acordo com análise de Gabriel Zylberlicht, Business Intelligence da Nutricorp.  

grafico leite
Indicador Leite Spot CEPEA/ESALQ em São Paulo, Minas Gerais e média Brasil

Os dados do indicador apresentaram alta no estado de São Paulo em 5,3%MoM e 17,2%MoM em Minas Gerais. “A média nacional encerrou o mês de maio com alta de 11,8%MoM. Essa melhora na remuneração dos pecuaristas ocorreu por conta do ajuste entre a queda de produção sazonal do período com a redução do consumo de leite e derivados no mercado interno devido ao somatório de fatores, principalmente a redução no poder de compra do consumidor”, comenta Gabriel.  

Valorização nos preços dos derivados na produção do leite

Passando para a ponta das indústrias, o fechamento de abril apontou valorização nos preços em boa parte dos derivados em diversas praças e na média nacional. O principal aumento foi observado no leite em pó (sachê 400g) em 3,6%MoM na média nacional (CEPEA, 2021).  

Um dos fatores que contribuiu na valorização dos alimentos foi a redução no volume de derivados importados em 7,3 mil ton, uma redução de 50% em relação ao mês de março (CEPEA, 2021).   

Sobre a Nutricorp 

A Nutricorp, empresa referência em qualidade e inovação no agronegócio, é especialista em soluções criativas em nutrição e bem-estar de bovinos de corte e leite, tendo qualidade e segurança incorporadas no seu DNA, sempre visando a satisfação de seus clientes e o cuidado com o meio ambiente.  

Fonte: Nutricorp 
Crédito da foto: Divulgação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Campanha segue em todo o Estado de São Paulo e exige vacinação obrigatória de bezerras de três a oito meses, identificação adequada dos animais e atualização de rebanhos no sistema GEDAVE até dezembro.
Valor será destinado para realização de assistência técnica nas fazendas. A meta é atingir 160 propriedades e 1 milhão de hectares
Acordo foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Sergio Iraeta, em Buenos Aires
Competição segue até 15 de novembro no Parque do Peão – CLC, reunindo os melhores competidores da raça Quarto de Milha e premiando com valores expressivos; evento também promove encontro para discutir o futuro do Laço Comprido na ABQM