Brasil fortalece laços internacionais para reduzir emissões de metano na pecuária

11 de junho de 2025

IZ e a empresa de consultoria Metrika visitaram a Universidade da Califórnia, Davis, e participam de evento global
Compartilhe no WhatsApp
Brasil fortalece laços internacionais para reduzir emissões de metano na pecuária
Redução de metano liberado na produção pecuária é desafio global. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou na semana passada de uma agenda na Universidade da Califórnia, Davis (UC Davis), referência mundial em pesquisa agropecuária. O IZ foi representado pelo seu laboratório Rumenlab e esteve acompanhado empresa parceira Metrika Pecuária Inteligente.

Durante a visita, os pesquisadores de São Paulo conheceram laboratórios de ponta voltados ao estudo do microbioma ruminal, metabolismo animal e a estratégias para redução da emissão de metano na produção agropecuária. Além disso, a delegação brasileira marcou presença no Summit Internacional “Methane Reductions from Animal Agriculture”, que reuniu cientistas, empresas e formuladores de políticas públicas para discutir avanços e desafios na mitigação do metano entérico.

emissao de metano universidade california
Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

A pesquisadora Renata Helena Branco, diretora do Centro de Pecuária Sustentável do IZ, ressalta a importância da pesquisa e inovação na redução das emissões de metano na pecuária tropical, que é um dos maiores desafios da produção sustentável.

“Precisamos de soluções científicas eficazes que conciliem produtividade e impacto ambiental reduzido. A troca de conhecimento com instituições internacionais, como a UC Davis, fortalece nossas estratégias e acelera a implementação de tecnologias inovadoras no Brasil”, diz.

image 2
Brasil fortalece laços internacionais para reduzir emissões de metano na pecuária

Para o executivo da Metrika e consultor do RumenLab, Cesar Franzon, a busca por inovação e sustentabilidade no setor ganha força com iniciativas como essa. Como resultado, a produção brasileira alinha-se às tendências globais de redução de impacto ambiental.

Renata complementa que a experiência adquirida na UC Davis e no Summit permitirá que as pesquisas do Rumenlab e da Metrika contribuam para o desenvolvimento de soluções eficazes, “garantindo uma pecuária mais produtiva, sustentável e competitiva no cenário internacional”.

A visita, também com representantes da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), reforça o compromisso dessas instituições e empresas com a ciência aplicada e a construção de um futuro mais sustentável para a pecuária nacional.

Por: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Receita das exportações foi 5% maior neste ano
Evento neste sábado (5), com envio de 27 toneladas, marca o início das exportações da unidade de Mozarlândia (GO) e aponta para novas oportunidades em um mercado em expansão
Inclusão da carne suína na cesta básica, isenção para pequenos produtores e alíquota reduzida para insumos estão entre os principais avanços obtidos com articulação técnica da entidade