Brasil exporta 50% de suas carnes para China

Entre janeiro e setembro de 2021, mais de 50% das vendas brasileiras de carnes bovinas e 58% de carne suína tiveram como destino o país asiático.
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Metade das carnes bovinas exportadas pelo Brasil foram para a China em 2021.
Metade da carne bovina exportada pelo Brasil foi para a China em 2021.
Áudio

Segundo o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, o cenário é uma oportunidade, mas também representa uma preocupação. “Os dados mostram o quanto o Brasil é dependente de apenas um mercado”, disse. Para o executivo, o Brasil precisa de uma estratégia para diversificar o mercado. “Se a China tiver um resfriado, o Brasil pode ter uma pneumonia”, exemplificou.

Em setembro, o Brasil teve um excelente desempenho com as principais carnes exportadas pelo país: suína, aves e bovina. Sobre a avicultura, que já exportou mais de 4,45 milhões de toneladas entre janeiro e setembro deste ano, Giovani Ferreira acredita que o setor seguramente vai bater o recorde histórico de 2017, quando exportou 6,57 milhões. “Se continuar crescendo neste ritmo, o Brasil vai bater o recorde. Apenas em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, o país registrou um crescimento de 21% nos embarques”, afirmou.

A suinocultura também é outro destaque. “Se até pouco tempo atrás, o Brasil perseguia a meta de 900 mil toneladas exportadas, podemos subir a régua para 1 milhão, que seguramente o país vai atingir”.

Fonte: Canal Rural

Créditos da foto: Divulgação

Crédito: Mundo Agro Brasil/Ivaris Júnior

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Quando o esporte ou lazer é seguro, toda a família participa e guarda grandes recordações ao lado do tão famoso Mangalarga Marchador.
Na pecuária o compromisso é com o desenvolvimento sustentável da atividade e capacitação dos pequenos e médios pecuaristas.
No Dia Mundial do Ovo, setor celebra perspectiva de novo recorde de consumo, aproveitando a oportunidade de mercado da proteína.
Vacinação. Vacinas são produtos biológicos gerados a partir de vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças.