Search
Close this search box.

Bom manejo de pasto pode neutralizar emissão de gases de efeito estufa

31 de julho de 2023

Confira os detalhes na entrevista com o professor Ricardo Andrade Reis, da Unesp de Jaboticabal (SP)
Compartilhe no WhatsApp
Bom manejo de pasto pode neutralizar emissão de gases de efeito estufa
Detalhe da altura de pasto na fazenda. Foto: Divulgação

É no bom manejo das pastagens que está guardado o grande segredo para a neutralização das emissões de gases de efeito estufa na pecuária de corte. Esta é a avaliação do pesquisador e professor Ricardo Andrade Reis, da Unesp de Jaboticabal (SP).

Bom manejo de pasto pode neutralizar emissão de gases de efeito estufa

Durante a Expozebu, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a equipe de reportagem do Giro do Boi conversou com o pesquisador. Ele foi um dos palestrantes do aguardado seminário “Zebu Carbono Neutro”. 

O pesquisador destacou a importância de práticas inteligentes na pecuária, renomados pesquisadores exibiram experimentos que comprovam como a reforma de pasto e os sistemas integrados de produção, incluindo a integração com árvores, podem efetivamente sequestrar carbono e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Bom manejo do pasto é sustentabilidade em ação

O professor Ricardo Andrade Reis, da Unesp de Jaboticabal (SP), enfatizou que pastagens bem gerenciadas e adubadas têm o poder de neutralizar significativamente o impacto dos rebanhos.

“Pastos bem manejados podem, surpreendentemente, neutralizar a emissão de mais da metade das unidades animais por hectare”, revela o pesquisador.

Mercado de carbono “voluntário”

As discussões sobre as ferramentas e oportunidades de redução das emissões ajudam a construir o cenário de um mercado de carbono que ainda funciona em caráter “voluntário”, no Brasil e no mundo.

Para um segmento que caminha para uma regulamentação em breve, a maturidade é o que trará novos rumos e oportunidades para a pecuária sustentável brasileira.

O seminário se consolidou como um marco na busca pela sustentabilidade na pecuária, visando um futuro mais verde para o setor.

Por Giro do Boi

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Instituição financeira passará a considerar a cotação apurada pela consultoria de mercado Datagro
Receita dos embarques para exportações aumentou 15,9% e registrou o segundo melhor resultado da história
Idade de envio de bovinos para processamento, perfil da dieta do gado, qualidade no manejo das pastagens e controle do desmatamento nas propriedades estão entre principais fatores
Mas o preço do boi só não caiu mais, porque o consumo aumentou expressivamente.