Bom manejo de pasto pode neutralizar emissão de gases de efeito estufa

31 de julho de 2023

Confira os detalhes na entrevista com o professor Ricardo Andrade Reis, da Unesp de Jaboticabal (SP)
Compartilhe no WhatsApp
Bom manejo de pasto pode neutralizar emissão de gases de efeito estufa
Detalhe da altura de pasto na fazenda. Foto: Divulgação

É no bom manejo das pastagens que está guardado o grande segredo para a neutralização das emissões de gases de efeito estufa na pecuária de corte. Esta é a avaliação do pesquisador e professor Ricardo Andrade Reis, da Unesp de Jaboticabal (SP).

Bom manejo de pasto pode neutralizar emissão de gases de efeito estufa

Durante a Expozebu, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a equipe de reportagem do Giro do Boi conversou com o pesquisador. Ele foi um dos palestrantes do aguardado seminário “Zebu Carbono Neutro”. 

O pesquisador destacou a importância de práticas inteligentes na pecuária, renomados pesquisadores exibiram experimentos que comprovam como a reforma de pasto e os sistemas integrados de produção, incluindo a integração com árvores, podem efetivamente sequestrar carbono e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Bom manejo do pasto é sustentabilidade em ação

O professor Ricardo Andrade Reis, da Unesp de Jaboticabal (SP), enfatizou que pastagens bem gerenciadas e adubadas têm o poder de neutralizar significativamente o impacto dos rebanhos.

“Pastos bem manejados podem, surpreendentemente, neutralizar a emissão de mais da metade das unidades animais por hectare”, revela o pesquisador.

Mercado de carbono “voluntário”

As discussões sobre as ferramentas e oportunidades de redução das emissões ajudam a construir o cenário de um mercado de carbono que ainda funciona em caráter “voluntário”, no Brasil e no mundo.

Para um segmento que caminha para uma regulamentação em breve, a maturidade é o que trará novos rumos e oportunidades para a pecuária sustentável brasileira.

O seminário se consolidou como um marco na busca pela sustentabilidade na pecuária, visando um futuro mais verde para o setor.

Por Giro do Boi

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Cuidado com bezerras impacta positivamente a produtividade na idade adulta  
Representantes dos países confirmados se reuniram com a ABCS, em formato online, para debater detalhes e estratégias da agenda, no dia 27 de março, no Brasil
Processo liderado pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack e Embrapa Gado de Leite busca melhorar exemplares da raça em aspectos como tolerância ao calor
Com entrada gratuita, evento reunirá os melhores exemplares da raça nas modalidades de Halter e Performance