Search
Close this search box.

Bem-estar animal em granjas de frango: uma tendência crescente

21 de janeiro de 2024

No interior de São Paulo, algumas granjas de frango estão adotando práticas de enriquecimento ambiental para melhorar a qualidade de vida dos animais
Compartilhe no WhatsApp
Bem-estar animal em granjas de frango: uma tendência crescente

preocupação com o bem-estar animal tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade, inclusive no agro. No interior de São Paulo, algumas granjas de frango estão adotando práticas de enriquecimento ambiental para melhorar a qualidade de vida dos animais.

O enriquecimento ambiental é um conjunto de medidas que visam proporcionar às aves um ambiente mais estimulante e confortável. Essas medidas podem incluir a instalação de poleiros, ninhos, brinquedos e outros objetos que permitem às aves expressar seu comportamento natural.

A prática do bem-estar animal traz diversos benefícios para as aves, como:

Redução do estresse: as aves que vivem em um ambiente enriquecido apresentam níveis mais baixos de estresse, o que melhora sua saúde e bem-estar.

Melhora do desempenho produtivo: aves que vivem em um ambiente enriquecido apresentam melhor desempenho produtivo, com ganho de peso mais rápido e menor incidência de doenças.

Aumento da qualidade da carne: aves que vivem em um ambiente enriquecido produzem carne com melhor qualidade sensorial e nutricional.

A adoção de práticas de enriquecimento ambiental também é importante para atender às demandas dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com o bem-estar animal.

“A população está cada vez mais exigente em relação ao bem-estar animal”, afirma Igor Mendonça extensionista de uma das granjas em São Paulo que adotam estratégias de bem-estar animal.

“As empresas que adotam práticas de enriquecimento ambiental estão se destacando no mercado e conquistando a confiança dos consumidores.”

No caso das granjas de frango, o enriquecimento ambiental pode ser realizado de diversas formas. Algumas medidas comuns incluem:

Instalação de poleiros: os poleiros permitem que as aves subam e desçam, o que é importante para o seu bem-estar físico e mental.

Instalação de ninhos os ninhos são importantes para a reprodução das aves.

Fornecimento de brinquedos: os brinquedos ajudam as aves a se distraírem e a expressar seu comportamento natural.

Diminuição da densidade: a diminuição da densidade permite que as aves tenham mais espaço para se movimentar e expressar seu comportamento natural.

Para adotar práticas de enriquecimento ambiental, os produtores devem procurar orientação de um profissional especializado.

“A prática do enriquecimento ambiental é muito importante atualmente e muito válida também”, afirma Mendonça.

Por Canal Rural

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

42 ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano acontece de 20 de maio a 02 de junho no Parque da Água Branca
O aumento do uso de coprodutos representa uma solução sustentável para a destinação de resíduos
São Paulo enfrenta desafios ainda maiores devido aos altos custos para o setor produtivo do leite e por ser o maior mercado consumidor do país.
Volume alcançou em 178,8 mil toneladas até a quarta semana, sendo que no ano anterior foram exportadas 168,4 mil toneladas