Search
Close this search box.

Belo Horizonte recebe a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

28 de julho de 2023

Realizado anualmente no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), o evento mais esperado pelos criadores e fãs da raça celebra em 2023 quatro décadas de sucesso e evolução
Compartilhe no WhatsApp
Belo Horizonte recebe a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador
Foto: Fernando Ulhoa/ABCCMM

40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque Bolivar de Andrade (Parque de Exposições da Gameleira), em Belo Horizonte (MG), iniciada em 17 de julho, se estenderá até o próximo sábado (29) com muitas atrações.

Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o evento é considerado um dos maiores da América Latina que reúne apenas uma única raça, além de ser o maior evento privado, depois do Carnaval, que reúne milhares de pessoas, movimentando a economia e o turismo na capital mineira.

Realizada anualmente, desde 1982, no Parque da Gameleira, a Nacional comemora “Bodas de Esmeralda” em 2023, um momento muito especial para celebrar quatro décadas de evolução do evento que é o mais esperado pelos criadores e fãs da raça.

“Além de promover o encontro de criadores dos quatro cantos do país, o ele é vitrine da beleza, marcha, raça e qualidade de sela do mangalarga marchador”, diz a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez.

Programação da exposição

Para este ano, a expectativa da organização é que mais de 200 mil visitantes passem pelas atrações da exposição ao longo dos 13 dias de evento. Cerca de 500 expositores e mais de mil animais estão presentes na edição que conta com programação variada para o público em geral, produtores rurais, empresários, profissionais liberais e pessoas ligadas ao agro.

Concursos de marcha, provas funcionais e sociais, servirão para o julgamento dos animais participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil. Palestras técnicas com especialistas e provas esportivas também fazem parte do calendário.

Segundo Cristiana, o foco é proporcionar um ambiente favorável aos negócios, incentivar a troca de experiências e fomentar o mercado de equinocultura no Brasil.

O setor movimenta cerca de R$ 30 bilhões. Nossa exposição está inserida nesse contexto. Estamos entusiasmados com essa década de história e honrados de estarmos aqui para comemorar a evolução da raça”, afirma.

O evento conta com atrações para toda a família, entre shows, estandes diversificados e circuito gastronômico com deliciosas opções. Para a criançada, haverá espaço kids e mini fazenda. A edição deste ano será transmitida e comentada ao vivo pela bancada do Resenha do Marchador, um programa interativo do portal ABCCMM.

A raça mangalarga marchador é originária do Sul de Minas Gerais, onde surgiu há mais de 200 anos. Hoje, os animais estão presentes em todos os estados brasileiros e também no exterior, com um plantel de 717 mil animais registrados.

Por Canal Rural

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor
Produção de frangos e ovos é destaque no Distrito Federal. A grande demanda da região por produtos de origem animal resulta nos quase 6 mil produtores cadastrados na Emater-DF
A Pecuária é responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossense
Comitivas internacionais da América Latina, África e Ásia são esperadas no Parque da Gameleira