Search
Close this search box.

Atualização cadastral do rebanho de equinos em São Paulo segue até 11 de outubro

29 de setembro de 2023

O cadastro dos animais será utilizado como fonte para o censo populacional de equídeos e pretende juntar informações sobre as espécies
Compartilhe no WhatsApp
Atualização cadastral do rebanho de equinos em São Paulo segue até 11 de outubro

Termina no próximo dia 11 de outubro o prazo para que proprietários e todos aqueles que tenham equídeos em seu poder ou guarda, façam o cadastro do rebanho no estado de São Paulo. A medida está prevista na Resolução SAA nº 15, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP).

Aprovada em abril deste ano, a MP estabelece a campanha de atualização cadastral da população equina. Naquele momento, o número de animais cadastrados era de 303 mil, quantidade já superada três meses depois da novidade. Em julho, eram mais de 312 mil animais registrados. A expectativa com a realização do censo é construir um mapeamento fiel e detalhado do setor.

Por isso, o registro cadastral é fundamental para a cadeia produtiva, como explica superintendente-geral da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Manuel Rossitto.

“Sabemos que São Paulo é o estado com maior rebanho equino do país, e com a atualização do cadastro desses animais, será possível reafirmar a importância do mercado de cavalos para a região. Além disso, essas informações permitem desenvolver estratégias para o setor com melhor eficiência e assertividade”.

O executivo observa também que dados cadastrados serão adotados para definir o censo populacional de equídeos de São Paulo, estado com o maior rebanho equino do Brasil. Além disso, a pesquisa levantará informações sobre as espécies, sexo, faixa etária e o local/propriedade onde os animais residem.

A atualização deve ser feita disponível pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do governo do estado de SP e o formulário preenchido compartilhado, por e-mail e em formato digital, em uma das unidades regionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA).

Serviço:  O prazo para cadastra dos animais continua até o dia 11 de outubro e pode ser realizado no sistema informatizado de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), onde deve ser preenchido o formulário disponível neste link . O documento deve ser entregue por e-mail e em formato digital em uma das unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) mais próxima. Confira neste link os endereços das 40 regionais da Defesa Agropecuária.

Por FSB Comunicação

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

José Miguel Saud Morheb, especialista na produção e cultivo de peixes nativos em ambientes controlados, explica principais elementos das pesquisas do setor de piscicultura
O fundo é uma resposta às demandas do setor produtivo paulista, que destacou a necessidade de um fundo indenizatório para garantir segurança aos pecuaristas em emergências sanitárias.
Aumento da temperatura, escassez hídrica e proliferação de pragas ameaçam a produtividade agrícola, exigindo soluções inovadoras e políticas de apoio
Entre os dias 20 a 24 de novembro, o Haras SNG, em São Pedro, São Paulo, sediou o Super Stakes, realizado pela Associação Nacional do Working Cow Horse, a ANCH