Search
Close this search box.

Associação Brasileira das Raças Simental e Simbrasil comemora 60 anos com nacional virtual e congresso brasileiro

30 de setembro de 2023

Eventos irão reunir criadores de todas as regiões do Brasil e fomentar a difusão da raça entre os pecuaristas
Compartilhe no WhatsApp
Associação Brasileira das Raças Simental e Simbrasil comemora 60 anos com nacional virtual e congresso brasileiro
Foto: Site ABCRSS – Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil

A ABCRSS – Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil – comemora, ao longo de 2023, os 60 anos da sua fundação. Tendo sido fundamental para o desenvolvimento das raças no território nacional – inclusive sendo protagonista no reconhecimento do Simbrasil como raça – a Associação aproveita o momento comemorativo para, por meio do Congresso Nacional e da Exposição Nacional Virtual, seguir expandindo o conhecimento sobre o Simental pelo país.


Com a missão de desenvolver as raças, promovendo o intercâmbio entre criadores associados, a ABCRSS é, ainda, uma instituição de muita credibilidade na pecuária brasileira. “Busca fomentar uma produção responsável, com foco na alta produtividade com sustentabilidade, seja no corte ou no leite, atendendo dessa forma às demandas do consumidor que busca proteinas de origem animal com segurança e qualidade”, comenta o presidente da ABCRSS, Bernardo de Vasconcellos.


Nesse mês comemorativo, além dos eventos, será lançada uma série de entrevistas com personalidades importantes ligadas à raça e à Associação. Nestas conversas, além da história, os criadores irão compartilhar suas experiências como também o que leva o pecuarista a trabalhar com o Simental. Todo o material estará disponível no Youtube da Associação.*
A Exposição Nacional Virtual.


Pelo terceiro ano, os animais desfilaram pela internet. A 30ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil e a 4ª Exposição Nacional de Gado Simlandês é um evento pensado para atender a todos. Por ser virtual, ela permite que criadores de estados com barreiras sanitárias, ou mesmo aqueles de regiões mais afastadas, possam participar igualmente da competição.


“É um modelo realmente ‘nacional’, favorecendo a participação de todos. A ideia é que todo e qualquer criador possa participar. Pensamos nos nossos associados e na importância de disseminar o Simental no Brasil”, explica o presidente. Somadas as duas edições, a nacional virtual já reuniu mais de mil videos de bovinos Simental, Simbrasil e Simlandês, pelo youtube. As finais acontecem de 24 e 27 de outubro


O Congresso Nacional


O Congresso Brasileiro Simental e Simbrasil ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, durante a Emapa, em Avaré, no interior do estado de São Paulo. O evento especial integrará as comemorações de 60 anos da ABCRSS e foi idealizado para ser um momento de troca de ideias, negociações e celebração. Sua programação prevê palestras técnicas sobre o Simental e o Simbrasil, julgamento de animais, leilão, confraternização e a entrega oficial dos prêmios aos vencedores da Exposição Nacional de 2023.


História da ABCRSS


A história do Simental em terras brasileiras começa algumas décadas antes do estabelecimento da ABCRSS, em 1904. Neste ano, os primeiros animais da raça foram importados, por iniciativa do governo de São Paulo. Um dos pecuaristas agraciados com animais da nova raça foi João Vieira de Fraga, que trabalhou na seleção dos bovinos até 1947, quando deixou esta tarefa para seu neto Agostinho Caiado Fraga, o “Fraguinha”.


Agostinho se dedicou, então, a fomentar o interesse pela raça, consolidando um grupo de criadores e técnicos. Este esforço, aliado ao trabalho do técnico Dr. Rômulo Joviano, zootecnista respeitado no Ministério da Agricultura à época, culminou na criação da Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental em 28 de junho de 1963, com sede na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. O registro junto ao Ministério da Agricultura foi consolidado em 1968. A partir de então a raça encontrou na Associação base sólidas para disseminação no Brasil.


“Fraguinha” vira, ainda, que o cruzamento entre o Simental e o Zebu, resultava em um gado muito resistente ao calor. Assim, decidiu produzir um animal com sangue ⅝ Simental e ⅜ Zebu, batizado por ele de “Simbrasil”. Em 20 de janeiro de 1984 era fundada a Associação Brasileira de Criadores de Gado Simbrasil (ABCGS), credenciada junto ao Ministério da Agricultura em 1989. Em 27 de novembro de 2004, foi sacramentada a fusão das duas associações, dando nome ao que atualmente é a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS).

Serviço

  • Final da Exposição: 24 a 27 de outubro – Youtube ABCRSS (ver programação completa no site www.simentalsimbrasil.org.br)
  • Congresso Brasileiro Simental e Simbrasil: 28 de novembro e 3 de dezembro, Avaré, SP

Por Flatonin
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Cooperação técnica entre o Governo do Maranhão e a Conafer vai garantir o melhoramento genético e aumento da produção dos rebanhos do estado
Mapa planeja apresentar um estudo à Organização Mundial de Saúde Animal para reconhecimento internacional dos estados envolvidos como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Além das ensacadoras, o governo também entregou um silo à Prefeitura de Nova Venécia.
A produção brasileira de sêmen bovino (raças de corte e de leite) em 2023 foi de 19,431 milhões de doses, recuo de 22% ante os 24,757 milhões de doses do ano de 2022.