Com placa alusiva, ARCO comemora 80 anos de trabalho

Reunindo um pequeno grupo de convidados e autoridades a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) celebrou seus 80 anos, dia 18 último, em sua sede (Bagé, RS)
Share on whatsapp
Compartilhe no WhatsApp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Com placa alusiva, Arco comemora 80 anos de trabalho
Pequeno grupo de convidados e autoridades se reuniram na sede da Associação – Foto: Divulgação/ARCO

Em sua casa, a ARCO recebeu amigos, convidados e autoridades para homenagear a passagem do seu aniversário de fundação e prestigiar um momento importante na história da ovinocultura brasileira, datado em 18 de janeiro de 1942, na cidade de Santana do Livramento (RS).

A decoração foi concebida enaltecendo a data, reuniu fotos antigas e a exposição da galeria dos ex-presidentes. Eu sua fala o presidente da ARCO, Edemundo Gressler agradeceu a presença de todos e falou da felicidade e do compromisso de estar à frente da entidade nessa data tão significativa.

“Desde de 1977 somos uma entidade Nacional respeitada e homologada pelo MAPA para fazermos o registro genealógico dos ovinos e temos certeza que nosso trabalho é realizado com muito respeito e dedicação aos verdadeiros donos da ARCO, os nossos associados espalhados por todo o Brasil”.

Gressler ainda homenageou o ex-presidente Jair Menezes que estava presente e um dos associados mais antigos da ARCO, com cadastro de 1952. Trata-se de Manuel Sarmento, o “tio Lito”.

Estiveram presentes membros da diretoria da Farsul, José Alcindo D’Ávila, Paulo Ricardo Souza Dias e o assessor das Comissões, Rodrigo Rizzo. José Alcindo, representando o seu presidente Gedeão Pereira, falou da importância da ARCO para a ovinocultura e destacou o seu trabalho nesses 80 anos. Junto aos membros da Farsul, o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Brossard Correa de Melo, entregaram uma placa em homenagem à ARCO.

A Fecolã

Federação das Cooperativas de Lã, na pessoa do seu presidente, Leocádio Ledesma, também prestou homenagem a ARCO e entregou uma placa comemorativa ao seu aniversário.

E também o secretário de meio ambiente e infraestrutura do RS, Luiz Henrique Viana também prestigiou a solenidade e falou do respeito que tem pela ARCO e pela ovinocultura, lembrando que ainda como Deputado Estadual criou, por demanda de membros da diretoria da entidade, a Frente Parlamentar da Ovinocultura com o objetivo principal de controlar predadores.

“Estou aqui para trabalhar e me coloco a disposição da entidade e dos criadores, enviem suas demandas, me provoquem para que possamos desenvolver projetos juntos e que tragam soluções para o setor” aponta o secretário.

Após as falas das autoridades foi descerrada a placa comemorativa aos 80 anos da ARCO e foi servido um risoto de cordeiro. Estiveram presentes também, Fernando Flores Cardoso, chefe geral da Embrapa Pecuária Sul; senhor Geraldo Ott Filho, presidente do Sicredi Fronteira Sul; o presidente da Associação Bageense de Criadores de Ovinos, Gustavo Caringi Velloso; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Romney Marsh, Manuel Luis Sarmento; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos, Oscar Collares; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ile de France e membro da diretoria da ARCO, Rafael Paim, que representou também a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Crioulos; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale e membro da diretoria da ARCO, Silvio Lindner; e Elisabeth Lemos, 1ª vice-presidente da ARCO, colaboradores e amigos.

A diretoria irá promover, durante a Expointer, uma grande festa para reunir os associados, inspetores técnicos e parceiros.

Fonte: ARCO

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Equídeo
O encontro entre o IBEqui, o Instituto de Biotecnologia e Inovação do Senai e a Embrapa teve como objetivo o desenvolvimento de pesquisas voltadas aos interesses da Equideocultura
Aves e Suinos
As tarifas para a importação de carne de frango foram suspensas pelo México para países que tenham estabelecimentos habilitados a exportar o produto
BovinoLeite
Evento, que reuniu o governador de Goiás e produtores de leite, aconteceu na Estância Tamburil e teve como objetivo a discussão do avanço tecnológico no setor
BovinoCorte
De origem brasileira, a JBS vai distribuir mais de R$ 2,2 bi em dividendos pelos bons resultados obtidos no mercado americano