Em sua casa, a ARCO recebeu amigos, convidados e autoridades para homenagear a passagem do seu aniversário de fundação e prestigiar um momento importante na história da ovinocultura brasileira, datado em 18 de janeiro de 1942, na cidade de Santana do Livramento (RS).
A decoração foi concebida enaltecendo a data, reuniu fotos antigas e a exposição da galeria dos ex-presidentes. Eu sua fala o presidente da ARCO, Edemundo Gressler agradeceu a presença de todos e falou da felicidade e do compromisso de estar à frente da entidade nessa data tão significativa.
“Desde de 1977 somos uma entidade Nacional respeitada e homologada pelo MAPA para fazermos o registro genealógico dos ovinos e temos certeza que nosso trabalho é realizado com muito respeito e dedicação aos verdadeiros donos da ARCO, os nossos associados espalhados por todo o Brasil”.
Gressler ainda homenageou o ex-presidente Jair Menezes que estava presente e um dos associados mais antigos da ARCO, com cadastro de 1952. Trata-se de Manuel Sarmento, o “tio Lito”.
Estiveram presentes membros da diretoria da Farsul, José Alcindo D’Ávila, Paulo Ricardo Souza Dias e o assessor das Comissões, Rodrigo Rizzo. José Alcindo, representando o seu presidente Gedeão Pereira, falou da importância da ARCO para a ovinocultura e destacou o seu trabalho nesses 80 anos. Junto aos membros da Farsul, o presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Geraldo Brossard Correa de Melo, entregaram uma placa em homenagem à ARCO.
A Fecolã
Federação das Cooperativas de Lã, na pessoa do seu presidente, Leocádio Ledesma, também prestou homenagem a ARCO e entregou uma placa comemorativa ao seu aniversário.
E também o secretário de meio ambiente e infraestrutura do RS, Luiz Henrique Viana também prestigiou a solenidade e falou do respeito que tem pela ARCO e pela ovinocultura, lembrando que ainda como Deputado Estadual criou, por demanda de membros da diretoria da entidade, a Frente Parlamentar da Ovinocultura com o objetivo principal de controlar predadores.
“Estou aqui para trabalhar e me coloco a disposição da entidade e dos criadores, enviem suas demandas, me provoquem para que possamos desenvolver projetos juntos e que tragam soluções para o setor” aponta o secretário.
Após as falas das autoridades foi descerrada a placa comemorativa aos 80 anos da ARCO e foi servido um risoto de cordeiro. Estiveram presentes também, Fernando Flores Cardoso, chefe geral da Embrapa Pecuária Sul; senhor Geraldo Ott Filho, presidente do Sicredi Fronteira Sul; o presidente da Associação Bageense de Criadores de Ovinos, Gustavo Caringi Velloso; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Romney Marsh, Manuel Luis Sarmento; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos, Oscar Collares; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ile de France e membro da diretoria da ARCO, Rafael Paim, que representou também a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Crioulos; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale e membro da diretoria da ARCO, Silvio Lindner; e Elisabeth Lemos, 1ª vice-presidente da ARCO, colaboradores e amigos.
A diretoria irá promover, durante a Expointer, uma grande festa para reunir os associados, inspetores técnicos e parceiros.
Fonte: ARCO
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil