ApexBrasil estabelece novo convênio com ABCZ para fortalecer a pecuária brasileira no mundo

21 de agosto de 2023

Cerimônia de assinatura para do novo convênio do projeto setorial Brazilian Cattle será na próxima segunda-feira (21), durante a abertura oficial da 16ª Expogenética, em Uberaba (MG)
Compartilhe no WhatsApp
ApexBrasil estabelece novo convênio com ABCZ para fortalecer a pecuária brasileira no mundo

Hoje (21), às 13h30, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) estarão reunidas para a assinatura do novo convênio do Brazilian Cattle, projeto setorial que tem como objetivo promover a pecuária brasileira no comércio internacional. 

A parceria visa consolidar o posicionamento de referência do país, conquistando novos mercados e articulando oportunidades comerciais para o zebu brasileiro e toda sua cadeia produtiva. A cerimônia de assinatura vai ocorrer durante a abertura da 16ª ExpoGenética, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), e contará com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, do presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, e de outras autoridades. 

“Juntos, ApexBrasil e ABCZ, ajudamos a ditar rumos, estratégias e soluções para toda a cadeia produtiva da pecuária se fortalecer ainda mais no mercado internacional. Com esse novo convênio, serão mais dois anos de uma parceria que há 20 anos vem consolidando o Brasil como referência mundial no setor”, afirma Viana. 

Parceria ApexBrasil e ABCZ 

Desde 2003, a ApexBrasil e a ABCZ atuam conjuntamente no projeto setorial Brazilian Cattle para promover a pecuária brasileira internacionalmente, abrindo novos mercados para a exportação e promovendo oportunidades comerciais para os criadores de zebu brasileiro e toda sua cadeia produtiva. 

As iniciativas do projeto incluem estudos de prospecção de mercado, acordos de cooperação em nível internacional, missões prospectivas, ações virtuais, rodadas de negócios e eventos que gerem resultados positivos para o setor. Até o momento, nove convênios já foram firmados entre as partes. 

Para o presidente da ABCZ, Gabriel Cid, o projeto setorial contribui ativamente para uma pecuária brasileira cada vez mais moderna e produtiva, gerando oportunidades para todo o setor. “O Brasil possui o maior rebanho comercial bovino do mundo, com cerca de 220 milhões de animais, dos quais cerca de 80% são de raças zebuínas ou têm algum sangue zebuíno. Seguiremos investindo fortemente em inovações na área de melhoramento genético, qualificação da equipe técnica e dos colaboradores e na abertura de novos mercados junto com a ApexBrasil”, conclui Cid.    

Resultados 

No último ciclo do Brazilian Cattle, de 2020 a 2022, mais de $348 milhões de dólares foram alcançados com a exportação de 69 produtos. Em 2022, o projeto registrou 60 empresas apoiadas que registraram um aumento de 32,1% em suas vendas para o exterior. Já o crescimento total das exportações do setor foi de 3,1%. 

Para essa nova etapa do projeto setorial, R$2,86 milhões serão alocados pela ApexBrasil, o que corresponde a 60% do investimento total do projeto. Com isso, a Agência reforça seu compromisso de fortalecer o posicionamento do Brasil como parceiro global de negócios, divulgar as oportunidades comerciais no país e no exterior, bem como inserir e ampliar a presença de empresas brasileiras no mercado internacional. 

Por Notícias Agrícolas

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil 

Relacionadas

Veja também

Índice oficial da B3 para liquidar contratos futuros, Indicador vai percorrer confinamentos e indústrias frigoríficas de nove estados
Grupo saiu de Aquidauana com 1.350 cabeças da raça brangus, que estão sendo levadas para Corumbá
O evento, voltado para produtores rurais, ocorre na Fapam e tem o objetivo de capacitar a cadeia e gerar oportunidades de negócios
Novo perfil “Leite e Bem-Estar” da ABRALEITE aproxima consumidores dos benefícios do leite e seus derivados