Search
Close this search box.

Algodão tem preço mínimo divulgado pelo governo

11 de julho de 2022

Apesar do preço do algodão estar muito acima, a Abrapa considera que esta atualização é importante porque baliza os programas governamentais que o cotonicultor futuramente pode precisar
Compartilhe no WhatsApp
Algodão tem preço mínimo divulgado pelo governo
Preço atualizado do algodão foi publicado na última quarta – Foto: azerbaijan_stockers/Freepik

Atualizado na última quarta (6), o preço mínimo do algodão com um aumento da pluma indo de 45,82% para R$ 120,45. O novo valor foi publicado na portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nº 452 no Diário Oficial da União (DOU).

Os novos valores valem para a safra 2022\2023 e são fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Custos variáveis de produção, além de outras condições de mercado impulsionaram os novos valores. No entanto, a elevação do gasto com fertilizante foi o que mais pesou.

Algodão com preço elevado

Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, o preço do algodão está muito acima, mas a atualização é importante porque baliza os programas governamentais que o cotonicultor pode necessitar no futuro. “Nosso agradecimento à ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina e ao atual ministro Marcos Montes por entenderem a necessidade de atualização”, ressaltou Busato.

A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é uma ferramenta para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, atuando como balizadora da oferta de alimentos, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.

Fonte: Abrapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Chuva segue como empecilho em parte da região Norte, enquanto na Bahia, lavouras de milho safrinha sofrem com deficiência hídrica
O outono chegou e com ele a paisagem no campo começa a mudar, no sul do Brasil. As lavouras de soja, milho vão dando lugar ao trigo e outras culturas de inverno.
MIDR é responsável pela condução da Política Nacional de Irrigação
Número de produtores de sementes registrados no Mapa passou de 7 para 27 em menos de dez anos; área de campos de produção quadruplica no país