Search
Close this search box.

Algodão tem preço mínimo divulgado pelo governo

11 de julho de 2022

Apesar do preço do algodão estar muito acima, a Abrapa considera que esta atualização é importante porque baliza os programas governamentais que o cotonicultor futuramente pode precisar
Compartilhe no WhatsApp
Algodão tem preço mínimo divulgado pelo governo
Preço atualizado do algodão foi publicado na última quarta – Foto: azerbaijan_stockers/Freepik

Atualizado na última quarta (6), o preço mínimo do algodão com um aumento da pluma indo de 45,82% para R$ 120,45. O novo valor foi publicado na portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nº 452 no Diário Oficial da União (DOU).

Os novos valores valem para a safra 2022\2023 e são fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Custos variáveis de produção, além de outras condições de mercado impulsionaram os novos valores. No entanto, a elevação do gasto com fertilizante foi o que mais pesou.

Algodão com preço elevado

Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, o preço do algodão está muito acima, mas a atualização é importante porque baliza os programas governamentais que o cotonicultor pode necessitar no futuro. “Nosso agradecimento à ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina e ao atual ministro Marcos Montes por entenderem a necessidade de atualização”, ressaltou Busato.

A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é uma ferramenta para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais e assegurar uma remuneração mínima, atuando como balizadora da oferta de alimentos, incentivando ou desestimulando a produção e garantindo a regularidade do abastecimento nacional.

Fonte: Abrapa

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Governo quer impedir que a perda da lavoura no RS, principal produtor do grão, acabe por elevar os preços ao consumidor
Bahia Apresenta Qualidade do Algodão com Avanços em Tecnologia e Sustentabilidade para consultores da USDA
Chuva segue como empecilho em parte da região Norte, enquanto na Bahia, lavouras de milho safrinha sofrem com deficiência hídrica
O outono chegou e com ele a paisagem no campo começa a mudar, no sul do Brasil. As lavouras de soja, milho vão dando lugar ao trigo e outras culturas de inverno.