Search
Close this search box.

Mônica Ribeiro é eleita nova presidente da ABQM

10 de novembro de 2023

De uma das famílias mais tradicionais do Quarto de Milha, em Presidente Prudente (SP), criadora, pecuarista e competidora é a primeira mulher a chegar à presidência da entidade
Compartilhe no WhatsApp
Eleições 2023: Mônica Ribeiro é eleita nova presidente da ABQM

Mônica Ribeiro de Castro Cunha, da chapa “ABQM para Todos”, foi eleita a primeira mulher presidente da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) para o biênio 2023-2025. A pecuarista, criadora e competidora teve 55,24% dos votos válidos (1.284). O segundo colocado da disputa, Jonatas Dantas da chapa “União & Segurança”, teve 44,75% dos votos (1.040).

Eleições ABQM

A votação, totalmente online, aconteceu de 22 a 31 de outubro, pelo hotsite das Eleições ABQM 2023, e em terminais eletrônicos, nesta terça-feira (31), durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), na sede da ABQM, em São Paulo. Foram apurados um total de 2.390 votos, com 66 votos em branco. Todo o processo das Eleições ABQM 2023 foi operado pela Telemeeting Brasil LTDA e auditado pela empresa PGBR, sendo definido como “inteiramente válido”.

“A eleição trancorreu com total transparência e lisura. Tivemos duas chapas fortes disputando as eleições, com candidatos muito qualificados. A ABQM merece isso, por ser um das maiores entidades de raça da América Latina. O cavalo não é só um negócio. Eu vejo com muito sucesso o pleito 2023. Desejamos boa sorte a nova presidente”, afirma o presidente da Comissão Eleitoral 2023, Francisco Lopes.

Mônica Ribeiro: de amazona completa à primeira mulher presidente da ABQM

Mônica Ribeiro, 58 anos, começou sua trajetória nos esportes equestres do Quarto de Milha aos nove anos de idade. Natural de Presidente Prudente, interior de São Paulo, a nova – e primeira mulher presidente da ABQM, é formada em Jornalismo com MBA em Gestão Empresarial.

De uma das famílias mais tradicionais do Quarto de Milha no Brasil (o pai Geraldo Ribeiro é um dos pioneiros da raça e fundador do Rancho QM), Mônica é amazona completa e já disputou em nove modalidades da raça, sendo a primeira competidora de Apartação no país. A nova presidente da ABQM já foi membro do Conselho de Adminstração da entidade por três mandatos, em diferentes diretorias, sendo a mais votada da Eleição 2019, com 583 votos.

Como principais propostas de trabalho da nova presidente da ABQM, para o biênio 2023-2025, estão o fortalecimento de Núcleos e Associações do QM, garantia da segurança jurídica dos esportes equestres da raça, reativação da ABQM Jovem, maior integração dos órgãos administrativos (Diretoria Executiva/ Conselho de Administração/ Conselho Deliberativo Técnico) e democratização do esporte aos pequenos e médios criadores.

“É um orgulho enorme. Estamos muito felizes e agradecidos pela confiança de todos que tornaram isso possível. Sempre dediquei a minha vida ao Quarto de Milha, agora, vai ser um prazer enorme poder gerir esta entidade maravilhosa, que é a ABQM”, afirma Mônica Ribeiro, a nova presidente da Associação.

Conheça os novos membros eleitos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ABQM para o biênio 2023-2025:

Chapa “ABQM para Todos”
Presidente – Mônica Ribeiro
Vice-presidentes:
Haroldo Pessoa (“Loly”)
João Renato Pereira Lara
Guy Rodrigues Peixoto Júnior
Pedro Barbizan Santiago Leite
Anizio Cezar de Emilio
Jamil Buchala Filho
Edmundo José Rodrigues Neto
Celso Pontes de Miranda Filho

Conselho Fiscal (titulares):
Thomas de Melo e Souza
Herinaldo Menezes Costa
Paulo Eduardo Souza Ferraz

Conselho Fiscal (suplentes):
Edio Lotufo Filho
Ademar Uliana Neto
Rafael Paolielo (“Chifrinho”)

Por: Portal ABQM

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Confinamento alcança 7,379 milhões de cabeças e destaca a importância da tecnologia e gestão para aumentar a produtividade no setor
Produção de frangos e ovos é destaque no Distrito Federal. A grande demanda da região por produtos de origem animal resulta nos quase 6 mil produtores cadastrados na Emater-DF
A Pecuária é responsável por US$ 1,37 bilhão das exportações sul-mato-grossense
Comitivas internacionais da América Latina, África e Ásia são esperadas no Parque da Gameleira