ABPA: Alta no preço dos ovos é sazonal

24 de fevereiro de 2025

ABPA explica que a maior demanda pelo produto, aliada ao aumento dos custos de produção e ao impacto das altas temperaturas na produtividade das aves, influenciou os preços.
Compartilhe no WhatsApp
ABPA Alta no preço dos ovos é sazonal
Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) esclarece que a alta registrada no preço dos ovos é uma situação sazonal, comum ao período pré e durante a quaresma.

Após longo período com preços em baixa, a comercialização de ovos aqueceu pela demanda natural da época, quando há substituição de consumo de carnes vermelhas por proteínas brancas e por ovos.

Vale ressaltar que os custos de produção acumularam alta nos últimos oito meses, com elevação de 30% no preço do milho e de mais de 100% nos custos de insumos de embalagens. Ao mesmo tempo, as temperaturas em níveis históricos têm impacto direto na produtividade das aves, com reflexos na oferta de produtos.

Mesmo com estes fatores, os produtores esperam que o mercado deverá se normalizar até o final do período da quaresma, com o restabelecimento dos patamares de consumo das diversas proteínas.

Vale lembrar que embora em alta, as exportações de ovos têm efeito praticamente nulo sobre a oferta interna, já que representam menos de 1% das 59 bilhões de unidades que deverão ser produzidas este ano, o que deve gerar um consumo per capita de 272 unidades anuais – mais de 40 unidades acima da média mundial de consumo.

Por ABPA

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

A Fenovinos no município dos Campos de Cima da Serra terá 11 jurados que irão observar ovinos de 14 raças e suas variedades Naturalmente Coloridas
Programação comercial deste ano abrange 39 leilões e nove shoppings até o dia 5 de maio
Associação com mais de 30 anos atuando junto às raças Hereford e Braford busca valorizar os rebanhos com touros e ventres selecionados
 O Brasil atinge novos patamares nas exportações de tilápia, destacando-se como o terceiro maior exportador para os Estados Unidos.