Sementes de pastos do Brasil são guardadas pela primeira vez na Noruega

18 de novembro de 2022

Banco genético global recebeu sementes de duas unidades da Embrapa, a Pecuária Sudeste e a Cerrado
Compartilhe no WhatsApp
Sementes de pastos brasileiras são guardadas pela primeira vez na Noruega
Banco de sementes de pastagem representa segurança alimentar global Leia mais em: https://forbes.com.br/forbesagro/2022/11/brasil-guarda-sementes-de-pastos-pela-primeira-vez-na-noruega – Foto: Divulgação/Willian Bonani/Embrapa Leia mais em: https://forbes.com.br/forbesagro/2022/11/brasil-guarda-sementes-de-pastos-pela-primeira-vez-na-noruega/

Pela primeira vez, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) enviou, sementes de pastagem para serem armazenadas no Banco de Svalbard, na Noruega. O material brasileiro saiu do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), e da Embrapa Cerrados, de Planaltina (DF).

A Noruega é sede do Banco Mundial de Sementes, que agora passa a ter materiais de forrageiras do país destinadas à pecuária, armazenadas como cópias de segurança, mantidas a -18°C.  As sementes saíram do Brasil em junho e foram depositadas no banco no mês passado, informou a Embrapa nesta semana. O banco oferece armazenamento seguro, gratuito e em longo prazo de amostras de sementes, funcionando como um cofre.

De acordo o engenheiro agrônomo Marcelo Cavallari, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, foram escolhidos 53 acessos de 15 espécies de gramíneas formando uma amostra da diversidade genética da coleção do Banco de Germoplasma local. “Os acessos selecionados possuem várias aptidões – pastagem, gramados – e diferentes portes e hábitos de crescimento”, afirma.

Sementes de gramíneas

O pesquisador explica que acessos são amostras coletadas em um determinado local e representam uma população específica, com características próprias. Os acessos são registrados com todas as informações de origem, inclusive o nome de quem os coletou.

O Paspalum, por exemplo, que é um dos materiais envidados, é um gênero de gramíneas originário das Américas, com mais de 200 espécies nativas do Brasil. A Embrapa Pecuária Sudeste desenvolve pesquisas com foco nesse gênero.  Cavallari, na Embrapa desde 2011, é curador do banco ativo de Germoplasma de Paspalum. Ele é doutor em ciências biológicas, com parte de seu pós-doutorado realizado em Montpellier, França.

Sementes de pastos brasileiras sao guardadas pela primeira vez na Noruega 1
Banco Mundial de Sementes, na Noruega, foi criado em 2008 – Foto: Divulgação

Cofre de segurança da humanidade

Inaugurado em 2008, o Banco de Sementes é um imenso cofre no meio do gelo, em uma pequena ilha do arquipélago de Svalbard, situado no paralelo 780 N, próximo do Polo Norte. Em local frio e isolado, se houver uma guerra, um desastre climático ou uma praga nova, pode-se recorrer a ele para recuperar a cópia de segurança. “São recursos à disposição para uma situação futura da humanidade”, afirma Cavallari.

Conhecido como a “Arca de Noé”, a criação do banco foi uma extensão para o mundo do Nordic Gene Bank, que desde 1984 já armazenava em uma mina de carvão abandonada, localizada em Svalbard, o germoplasma de plantas nórdicas por meio de sementes congeladas.

O banco hoje armazena espécies de sementes das principais culturas de alimentos do planeta e funciona como uma salvaguarda da biodiversidade das espécies de vários cultivos, evitando assim a extinção.

Situado dentro de uma montanha em Longyearbyen, foi construído para resistir a catástrofes climáticas (enchentes, terremotos, aquecimento gradual, etc.) e até mesmo a uma explosão nuclear. O local tem capacidade para 4,5 milhões de amostras de sementes, distribuídas em três câmaras de segurança máxima, situadas ao final de um túnel de 125 metros dentro da montanha.

O banco está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente a meta 2.5, que é ” garantir a conservação da diversidade genética de espécies nativas e domesticadas de plantas, animais e microrganismos importantes para a alimentação e agricultura, adotando estratégias de conservação ex situ, in situ e on farm, incluindo bancos de germoplasma, casas ou bancos comunitários de sementes e núcleos de criação e outras formas de conservação adequadamente geridos em nível local, regional e internacional”.

Fonte; Reuters

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Uma das maiores feiras do mundo no setor, o evento reuniu mais de 50 países e recebeu cerca de 40 mil visitantes entre 29 e 31 de outubro. A participação brasileira foi resultado de ação conjunta do Mapa, ApexBrasil, MPA e Abipesca
A Tailândia, como segundo maior importador de produtos agrícolas da Ásia, é um parceiro estratégico para o Brasil no Sudeste Asiático, com grande potencial para a diversificação de exportações agrícolas
Mudanças na administração americana podem impactar diretamente acordos comerciais, tarifas e barreiras às exportações no setor agropecuário brasileiro
A senadora convidou os críticos a visitarem o interior do Brasil para verem de perto o “agro moderno tecnológico”.