Substâncias do limão podem ajudar no combate ao Covid-19

7 de julho de 2022

A descoberta que o limão pode ser um aliado ao combate do Covid-19 partiu de pesquisadores de universidades cearenses e entrou na base da OMS
Compartilhe no WhatsApp
Substâncias do limão podem ajudar no combate ao Covid-19
Pesquisadores dizem que ainda é preciso continuar os trabalhos para investigar novos fármacos através do limão – Foto: Racool_studio/Freepik

Pesquisadores pertencentes às universidades do Ceará descobriram que o limão possui compostos naturais específicos capazes de combater o Sars-Cov-2, agente causador da Covid-19. O estudo foi publicado internacionalmente em 2021, e, neste ano, incluído na base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A descoberta faz parte de um trabalho de Victor Moreira de Oliveira, estudante de graduação em Química, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Fafidam/Uece), de Limoeiro do Norte, em parceria com o grupo de Química Teórica e Eletroquímica (GQTE).

O ponto de partida para o achado foi justamente o hábito cultural cearense de tomar chás de cascas de frutas cítricas, como laranja e limão, quando as pessoas ficam gripadas. Quando a pandemia estava no início, ainda em 2020, as hipóteses e testes foram iniciados.

Através de simulações computacionais, os pesquisadores notaram que quatro dos chamados limonoides têm potencial de inativar a proteína principal (m-pro) da replicação da sars-cov-2.

De acordo com Victor, o estudo é inicial e funciona como triagem para o possível desenvolvimento de medicamentos derivados dos limonoides, uma vez que a base de dados foi disponibilizada para estudiosos de todo o mundo.

Dos oito limonoides analisados, quatro mostraram atividade promissora: Calodendrolídeo; Pedonina; Harrisonina e Dasacetilnimocinol.

Apesar do primeiro passo, é preciso continuar os trabalhos para investigar novas ferramentas que viabilizam a síntese e a caracterização de novos fármacos através do limão.

Abundância do limão pode facilitar

O coordenador do grupo e orientador do trabalho, Emmanuel Marinho, destaca a disponibilidade e a abundância do limão como fatores facilitadores de futuras pesquisas, já que não há necessidade de culturas complicadas ou pouco viáveis.

Para Victor Oliveira, os resultados mostram a qualidade do ensino interiorizado no Ceará. “Grupos de pesquisa realmente nos instigam a conseguir cada vez mais e a nos aprimorar. Pelo fato de sermos novos cientistas, devemos sempre pensar no futuro, não ficar estacionados, e sempre analisar por uma nova perspectiva”, observa.

Apesar disso, o estudante também defende maiores investimentos para o desenvolvimento da ciência no Estado, através da montagem e modernização de laboratórios e da disponibilização de bolsas de estudo.

Fonte: Diário do Nordeste

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

São Paulo concentra o maior cultivo da flor comestível do país e investe em pesquisa para preservar e modernizar a produção
Produção cresce 68% em oito anos e exportações alcançam US$ 140 milhões, mas gargalos logísticos, trabalhistas e ambientais ameaçam a liderança do Pará no mercado global
Estande da entidade valoriza a cadeia produtiva, reúne produtores e promove experiências para crianças da rede pública
Setor de frutas teve crescimento financeiro de 13%, em relação a 2023 e o aumento do dólar contribuiu para as vendas ao exterior