Oito pecuaristas apresentaram 335 animais para avaliações de carcaça na primeira etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade 2022, realizada no último dia 21 de fevereiro em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Ao total, 313 machos e 22 fêmeas participaram do abate técnico. A iniciativa foi promovida pela Associação Boliviana de Criadores de Zebu (ASOCEBU), pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e pelo frigorífico Fridosa.
Segundo André Locateli, gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), foi uma experiência ótima realizar a primeira etapa do circuito com nossos amigos ‘ganaderos’ da Bolívia. “Avaliamos animais de extrema qualidade, sendo a maior parte dos machos terminada em confinamento, enquanto as fêmeas foram todas terminadas em pastagens com suplementação”, destacou ele que, juntamente ao assessor técnico da entidade, Gustavo Callejon, foram os responsáveis pela avaliação.
A etapa realizada em Santa Cruz de La Sierra teve 91,2% dos machos com até dois dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). Destes, 74,4% possuíam dentição de leite completa (menos de 2 anos de idade). Além disso, 65,5% dos animais pesaram mais de 16 arrobas, com média de 255,3 kg de carcaça (17@), e 31% dos machos detinham cobertura de gordura mediana.
A apresentação dos resultados, da entrega das medalhas a todos os participantes, além dos troféus aos vencedores da primeira etapa, foi realizada no dia 22 de fevereiro na sede da Asocebu, no parque de exposições da cidade com seleção de cortes bovinos do frigorífico Fridosa preparados pelo especialista em carnes, Cris Botelho, para degustação de todos os presentes.
Etapa internacional de sucesso do Circuito Nelore de Qualidade
Para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Nabih Amin El Aouar, a realização da etapa internacional do Circuito Nelore de Qualidade foi essencial para evidenciar o potencial da produção pecuária da Bolívia. “A qualidade e a precocidade do nelore ultrapassam as fronteiras brasileiras e estão presentes também nas fazendas bolivianas”.
Ainda de acordo com Aouar, foram recebidos animais muito jovens e com peso de carcaça acima da média observada no país. “Por todo esse sucesso, firmamos termo de intenções com ASOCEBU e com o frigorífico Fridosa para a realização de mais etapas do Circuito na Bolívia”, comemorou.
As novas etapas em Santa Cruz de La Sierra estão programadas para 6 de junho e 31 de outubro de 2022. “Está nascendo o ‘Circuito Nelore de Qualidade Internacional – Bolívia’ que contabilizará os resultados das etapas realizadas naquele país. Os vencedores dos campeonatos disputados nesta versão também serão premiados durante a Nelore Fest, em dezembro, junto com os grandes campeões do Brasil”, informou Locatelli.
Para Fernando Baldomar, gerente geral da ASOCEBU, a consolidação da parceria com a ACNB e o Fridosa representa o início de atividades técnicas muito importantes para a evolução da pecuária boliviana. “As ações em conjunto cooperarão para que os produtores de carne bovina do país atendam às expectativas dos consumidores em termos de qualidade”, pontuou.
Já, Juliano de Faria Santos, gerente de produção do frigorífico Fridosa, parceiro e palco das avaliações técnicas da etapa do circuito, avaliou a promoção da série de abates como um marco histórico para a pecuária boliviana. “A qualidade dos animais pode ser evidenciada, demonstrando a força e o potencial produtivo dos ganaderos do país”, disse.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999, no Brasil, o circuito conta com apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
Fonte: Nelore
Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil