Mais de 800 pessoas estiveram presentes na 2ª Feira de Avicultura de Maringá

8 de outubro de 2025

O evento, voltado para o produtor rural, ocorreu no Pavilhão de Ovinos da Sociedade Rural no dia 2 de outubro
Compartilhe no WhatsApp
800 pessoas presentes na 2ª Feira de Avicultura de Maringá

Maringá, outubro de 2025 – Ao longo do dia, a 2ª Feira de Avicultura de Maringá, no Paraná, recebeu mais de 800 pessoas com foco em se capacitar, trocar experiências, contatos e fazer negócios com as mais de 30 empresas presentes. O evento, que ocorreu no dia 2, no Pavilhão de Ovinos da Sociedade Rural de Maringá, teve, em sua Abertura, a presença de renomadas autoridades do Estado:

  • O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, deputado Márcio Nunes;
  • O Secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, deputado Do Carmo;
  • O Presidente do Instituto do Desenvolvimento Rural (IDR-PR), Natalino Avance de Souza
  • O Chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Jucival Pereira de Sá;
  • O Presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antônio Borghi;
  • O Presidente da Sociedade Rural de Maringá, Carlos Henrique Pinto;
  • O Presidente do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado; do Paraná), Roberto Kaefer, que proferiu palestra no período da tarde ao lado do:
  • Diretor Executivo de Agropecuária da Seara/JBS e Presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de SC (Sindicarne SC), José Antônio Ribas Junior;
  • Estiveram também presentes autoridades representando a Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar; Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR); Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar-PR); representantes e produtores dos principais frigoríficos da região: Seara; GTF; Coroaves; Jaguafrangos; Grupo Pioneiro; Aurora; Unifrango e Sistema Ocepar.

2ª Feira de Avicultura de Maringá

Com patrocínio do Sindiavipar (Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná) e do Sistema Faep/Senar, a iniciativa teve, durante o dia, um ciclo de palestras com grandes especialistas de avicultura do País, abordando temas como o protagonismo do Paraná e do Brasil no mercado de carnes mundial; a importância da gestão de pessoas na granja; ambiência de aves e sucessão familiar.

O evento tem crescido, de forma robusta e orgânica desde a primeira edição, que aconteceu em julho de 2024, quando mais de 700 produtores e técnicos se reuniram para um dia de capacitação e geração de negócios no mesmo local deste ano. Em 2023, a mesma iniciativa foi realizada em Apucarana – localizada a 60km da cidade atual escolhida – e reuniu cerca de 750 produtores rurais ao longo do dia. A escolha por Maringá ocorreu a pedido das empresasexpositoras e das próprias agroindústrias, por reunir um local mais centralizado para ambos os públicos.

Há mais de duas décadas, o principal estado produtor de aves é o Paraná e o Sindiavipar, com sede em Curitiba, reúne as principais agroindústrias do estado. O Estado tem 17.259 aviários distribuídos em 329 municípios, gerando mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos. A quarta edição ocorrerá em outubro de 2026.

Próxima parada: Itaberaí / GO

Em 31 deste mês, a AgroExperts está preparando a 2ª Feira de Avicultura de Itaberaí / GO, um evento exclusivo para a São Salvador Alimentos (SSA), empresa que vem crescendo consistentemente ao longo dos anos. A iniciativa acontecerá na sede da AABB e deve reunir cerca de 600 pessoas, entre produtores e equipe técnica da SSA.

Imagem do WhatsApp de 2025 10 06 as 14.50.32 68493b20
Mais de 800 pessoas estiveram presentes na 2ª Feira de Avicultura de Maringá

O frigorífico é um dos que mais cresce no Centro-Oeste e vem se consolidando como forte provedor do mercado doméstico, além de exportador para países como Rússia, México, Coreia do Sul, entre outros. Sua nova unidade, em Nova Veneza, a cerca de 80 km de Itaberaí, vem recebendo investimentos para ampliação de sua capacidade e eficácia desde 2023 para abastecer mercados como: Japão, África do Sul, Canadá e o mercado halal (que segue as diretrizes das leis islâmicas).

Por Com. AgroExperts

Leia outras notícias no portal Mundo Agro Brasil

Relacionadas

Veja também

Campanha segue em todo o Estado de São Paulo e exige vacinação obrigatória de bezerras de três a oito meses, identificação adequada dos animais e atualização de rebanhos no sistema GEDAVE até dezembro.
Valor será destinado para realização de assistência técnica nas fazendas. A meta é atingir 160 propriedades e 1 milhão de hectares
Acordo foi assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Sergio Iraeta, em Buenos Aires
Competição segue até 15 de novembro no Parque do Peão – CLC, reunindo os melhores competidores da raça Quarto de Milha e premiando com valores expressivos; evento também promove encontro para discutir o futuro do Laço Comprido na ABQM